Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Processo

Sam Smith e Normani ganham processo por direitos autorais em "Dancing With a Stranger"

Hit de 2019 de Sam Smith e Normani teria imitado a música "Dancing With Strangers", lançada por Jordan Vincent em 2015

Redação Publicado em 07/09/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sam Smith e Normani (Foto: Kevin Winter / Getty Images)
Sam Smith e Normani (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

Sam Smith e Normani venceram uma ação de direitos autorais contra seu hit de 2019, “Dancing With a Stranger”. O juiz Wesley L. Hsu decidiu encerrar o caso nesta quarta-feira (6) no Tribunal da Califórnia, segundo informações do The Guardian.

O processo foi movido pelos compositores Jordan Vincent, Christopher Miranda e Rosco Banlaoi em março, alegando que Smith e Normani (nome artístico de Normani Kordei Hamilton) copiaram a canção pouco conhecida de 2015 do trio com o mesmo nome, "Dancing With Strangers".

+++ LEIA MAIS: Sam Smith anuncia nova música para trilha sonora de 'Barbie'

Os reclamantes argumentaram que a canção de Smith e Normani, co-escrita com o compositor Jimmy Napes e a dupla de produção Stargate, se apropriava de “letra, sequência de tons, contorno melódico, posicionamento métrico das sílabas, ritmo, sentimento e estrutura”.

O caso foi rejeitado por Hsu sob o pretexto de “a maioria, senão todas as alegadas semelhanças do demandante” não eram protegidas por lei, e que a frase “dançar com um estranho” não era bastante singular, apontando "quase 20 referências" em outras músicas anteriores.

+++ LEIA MAIS: Sam Smith acreditava que ao se tonar famoso, não sofreria mais homofobia

A equipe jurídica de Smith havia descrito anteriormente a reivindicação legal como “incoerente”, “absurda” e “repetitiva”, e que “se baseia em hipérboles e ignora a lei circuito estabelecida”. Em julho, os advogados entraram com um pedido de arquivamento do processo - que foi negado.

Lançado em 2019 no terceiro álbum de estúdio de Smith, Love Goes, "Dancing With a Stranger" alcançou o terceiro lugar na parada de singles do Reino Unido e o sétimo lugar nos EUA, onde passou 45 semanas na parada, além de alcançar a 7ª posição na parada Hot 100 da Billboard.

+++ LEIA MAIS: Sam Smith desabafa sobre luta contra transfobia: 'Ódio exaustivo'

[Se o player do Youtube não estiver funcionando automaticamente, clique aqui.]