Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Samara Joy, que desbancou Anitta no Grammy, planeja cantar Djavan em show em São Paulo

Meses após conquistar o prêmio de Artista Revelação no Grammy, a cantora de jazz ainda deseja conhecer Anitta enquanto estiver no Brasil

Redação Publicado em 01/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Samara Joy no Grammy (Foto: Getty Images) e Anitta no AMAs (Foto: Getty Images)
Samara Joy no Grammy (Foto: Getty Images) e Anitta no AMAs (Foto: Getty Images)

Vencedora do Grammy 2023 na categoria de Artista Revelação, Samara Joy virá ao Brasil em maio, para o festival C6. Meses após desbancar Anitta na premiação, a cantora de jazz quer conhecer o país de perto, além de homenagear a música brasileira no palco.

Por enquanto, muito da relação entre Samara Joy e os fãs brasileiros foi marcado pela reação do público à premiação da cantora no Grammy. Isso porque, depois da noite de gala, centenas de fãs de Anitta utilizaram as redes sociais para atacar a cantora de jazz.

+++LEIA MAIS: Grammy 2023: Brasileiros atacam Samara Joy, que venceu Anitta em Artista Revelação

"No começo, [a reação dos fãs brasileiros] foi bem surpreendente", revelou Samara, em entrevista repercutida pela Folha. “Mas eu entendo. Então, desculpa aí. Continuo amando e respeitando todos os artistas. Não me afetou muito. As pessoas só a amam."

Sucesso nas redes sociais, principalmente no Tik Tok, Samara Joy lançou o segundo disco de sua carreira, Linger Awhile, em 2022. Vencedor na categoria de Melhor Álbum de Jazz Vocal no Grammy, o álbum deve fazer parte do repertório do show da cantora no festival C6 — que acontece em São Paulo, entre 19 e 21 de maio, com artistas como Kraftwerk e Caetano Veloso.

+++LEIA MAIS: C6 Fest anuncia line-up completo com Kraftwerk, Tim Bernardes cantando Gal Costa, Caetano Veloso e mais

Natural do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, a cantora de 23 anos recorda que grande parte da cultura que conhece veio de sua casa e da escola onde estudava. Fã de Stevie Wonder, Samara Joy apaixonou-se pelo jazz seis anos atrás, enquanto terminava o ensino médio e recebeu um convite para cantar na banda da escola.

Com pouco, ou quase nenhum, conhecimento do jazz, conforme ela mesma revelou, a cantora foi aprovada em um programa de estudantes do gênero e, com isso, passou a estudar na Universidade do Estado de Nova York. "Tinha toda a música que cresci ouvindo e, de repente, há um novo jeito de se cantar, que era clássico, mas que eu não estava familiarizada", conta.

+++LEIA MAIS: Anitta fará pausa na carreira após carnaval: 'Meses sem fazer nada'

Por isso, inclusive, Samara reconhece que sua vitória como Grammy é bastante inusitada. "Talvez represente uma mudança na maneira como as pessoas veem a música e os artistas — de não ser necessariamente baseado na popularidade, mas na arte que é apresentada. Muitas vezes, você vê artistas que fazem trabalhos incríveis, mas não são reconhecidos."

Já premiada por uma das maiores premiações da música, Samara agora tem de lidar com críticos que classificam a cantora como uma reprodutora de uma estética estabelecida há anos (via Folha). E é nesse momento que, para Joy, sua formação musical entra em ação.

+++LEIA MAIS: Antes de Anitta, cantores brasileiros perderam para os Beatles no Grammy; relembre

Acho que tem muita gente cantando ou tocando jazz, mas que não sabe como ele soa. Ainda estou aprendendo sobre os sons e emergindo nessa música, mas acho que é o melhor lugar para se desenvolver", afirmou a jovem cantora.

Com show marcado no Brasil, Samara espera utilizar justamente seu conhecimento e sua voz para conquistar o público do país. A cantora, que admira as obras de Tom Jobim, já aprendeu a letra de “Flor de Lis”, sucesso de Djavan, e pretende interpretar a faixa no show em São Paulo.

+++LEIA MAIS: Grammy 2023: Anitta perde, mas brasileiros são destaque na cerimônia

Quanto à sua relação com Anitta, Samara Joy pontua que, apesar de não conhecer a brasileira antes do Grammy, pode encontrá-la no Brasil. Isso porque as duas artistas já até trocaram mensagens após a premiação, a fim de marcar o tão aguardado encontro.

"No Grammy, eu estava sentada em outra mesa, e os intervalos são muito curtos. Mas mandamos mensagens no Instagram. Disse que ia ao Brasil. Ela disse ‘me avise quando você for [ao Brasil] e vamos nos encontrar!’”, lembra Joy. “Ela é uma mulher muito legal e foi interessante vê-la cantar na festa depois da cerimônia."

+++LEIA MAIS: Grammy 2023: Interesse em Anitta é 1000% maior do que em outros indicados na web