Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Harper Lee publicará segundo livro 55 anos após O Sol é Para Todos

Aos 88 anos, autora se diz surpresa por manuscrito ter sido encontrado

Redação Publicado em 04/02/2015, às 12h42 - Atualizado em 10/02/2015, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harper Lee - AP
Harper Lee - AP

Mais de meio século após o lançamento do clássico O Sol é Para Todos - que também foi traduzido no Brasil como Mataram a Cotovia ou Não Matem a Cotovia -, Harper Lee, de 88 anos, vai publicar um novo romance. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 3, pela editora HarperCollins. Intitulado Go Set a Watchman, o livro chega às prateleiras das livrarias nos Estados Unidos em junho.

Publicado em 1960, O Sol é Para Todos discute com profundidade as questões raciais durante a Grande Depressão. O romance foi premiado com um Pulitzer e se estabeleceu como uma obra obrigatória da literatura moderna norte-americana. Inspirando um longa-metragem de 1962, a história foi traduzida para mais de 40 idiomas e foram vendidos mais de 40 milhões de exemplares em todo o mundo.

Banidos, proibidos e queimados na fogueira

A autora afirmou, através de um comunicado oficial, estar surpresa pelo fato do manuscrito ser publicado depois de tantos anos. "Não sabia que ele ainda existia, então fiquei surpresa e feliz quando minha querida amiga e advogada Tonja Carter o descobriu", disse. "Depois de muita reflexão e dúvidas, compartilhei o conteúdo com um punhado de gente em quem confio e fiquei satisfeita em ouvir que consideravam que merecia ser publicado", complementou a autora.

As melhores e piores adaptações de livros para o cinema

Go Set a Watchman pode ser compreendido como uma continuação de O Sol é Para Todos, pois muitos dos personagens aparecem na trama que se passa 20 anos mais tarde. Entretanto, vale ressaltar que o “novo romance” foi escrito antes do célebre livro vencedor do Pulitzer. Por pedido dos editores, Harper adaptou o enredo aos anos da Grande Depressão, a proposta inicial da autora, portanto, será publicada em 2015.

Para Jonathan Burnham, vice-presidente da HarperCollins, o lançamento de um novo livro de Harper Lee é um "acontecimento literário extraordinário".

Polêmica:

Logo após o anúncio do lançamento de Go Set a Watchman algumas suspeitas começaram a circular na internet. Discute-se a relação entre a morte de Alice Lee, irmã de Harper, e a divulgação da obra.

Retrospectiva 2014: Artistas da TV, cinema e música que lançaram livros

Isso porque Alice atuava como advogada da irmã, ficando conhecida por proteger os interesses editoriais e pessoais da autora. Falecida em novembro de 2014, aos 103 anos, Alice poderia ser um dos entraves para o acerto entre a editora e Harper.

Pessoas próximas à autora afirmam que ela sofre de senilidade e que há anos deixou de se preocupar com as cláusulas dos contratos propostos.