Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes para conhecer a filmografia mentecapta de Harmony Korine

Experimentação narrativa e descompromisso estético contribuem para a criação de um universo cinematográfico atípico e imensamente subestimado

Redação Publicado em 01/11/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gummo, Spring Breakers e Trash Humpers (Fotos: Reprodução)
Gummo, Spring Breakers e Trash Humpers (Fotos: Reprodução)

Nascido em janeiro de 1973, Harmony Korine é um diretor norte-americano que tem como principal objetivo (consciente ou não) no mundo do cinema empurrar barreiras e extrapolar ao máximo pré concepções impostas ao que é de fato fazer um filme.

Com trabalhos tematicamente diversos, as narrativas criadas por ele chegam a níveis tão experimentais que beiram o incompreensível, mas de forma alguma uma obra dele peca por falta de mensagem, apesar de exigir sim um comprometimento por parte do espectador.

Korine é, desde muito jovem, conhecido por ser alguém extremamente criativo e produtivo. Escreveu o primeiro roteiro aos 19 anos, que resultou no polêmico e aclamado Kids, lançado em 1995.

Com esse começo um tanto quanto "precoce" no mundo do cinema experimental, o diretor nunca demonstrou qualquer afinidade com a indústria de Hollywood, apesar de já ter trabalhado com grandes atores como Matthew McConaughey e James Franco.

Veja abaixo seis filmes que abrangem a ampla gama de personagens tão absurdos quanto reais - ou tão absurdamente reais - que vivem nesse universo inovador e subestimado de loucura, juventude, irresponsabilidade e ousadia irreverente criado por Harmony Korine.

Spring Breakers (2012)


Trash Humpers (2009)


The Beach Bum (2019)


Mister Lonely (2007)


Julien Donkey-Boy (1999)


Gummo (1997)


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL