Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A Banda Mais Bonita da Cidade se emociona e emociona o público em São Paulo

Em um show repleto de convidados, o grupo curitibano mostrou que nem só de "Oração" vive a Banda

Por Stella Rodrigues Publicado em 08/06/2011, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Banda Mais Bonita da Cidade mostrou que nem só de "Oração" vive seu repertório - Divulgação
A Banda Mais Bonita da Cidade mostrou que nem só de "Oração" vive seu repertório - Divulgação

A história deles, todo mundo com acesso à banda larga provavelmente conhece. Um grupo curitibano que, em um fim de semana de férias, viajando com os amigos, quis gravar um clipe em plano-sequência. A música e o vídeo em questão, "Oração", viraram sucesso na internet: o contador marca, hoje, quase cinco milhões de visualizações. Eis que, então, a Banda, que antes tinha feito apenas cinco shows, lida agora com uma agenda cheia, que contou com uma apresentação gratuita para 500 pessoas no Studio SP, em São Paulo, na última terça, 7. Os ingressos foram distribuídos em troca de agasalhos, que foram doados para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade do Estado, em uma arrecadação recorde na casa de shows.

Uma das coisas que se destacaram no clipe-hit é o clima de festa entre amigos, tido como um motivo para que aqueles seis minutos de música e imagens sem corte fossem hipnotizantes para tanta gente. A mesma atmosfera pôde ser sentida na apresentação. A plateia, que contou com muitos amigos curitibanos de infância e familiares dos integrantes, todos bem à beira do palco para tietar, foi preenchida também por alguns fãs da fase que pode ser definida como "Antes de 'Oração'". E, ao contrário do que se poderia imaginar, muitos daqueles que tomaram conhecimento d'A Banda na era "Depois de 'Oração'", pareceram ter se esforçado para se familiarizar com o resto do repertório, em grande parte bastante diferente da canção que atraiu o público para o show do quinteto. Desta forma, o Studio SP, como um todo, cantou e se emocionou com várias das músicas que antecederam "Oração", sem aquela coisa chata de todo mundo ficar sentado, só esperando o hit no final. O público cantou em coro faixas como "Ótima", "Solitária" (dedicada pela vocalista Uyara Torrente a todos que "querem mandar alguém à merda"), "A Balada da Bailarina Torta" e "Canção Para Não Voltar".

A apresentação começou, às 22h50, com "Canção Para Dar Tchau", iniciada apenas com a voz de Uyara. Aliás, essa é uma característica recorrente no repertório - músicas que começam apenas com voz, no máximo violão ou teclado, e pouco antes do refrão explodem com os outros instrumentos.

Como conjunto, os cinco integrantes demonstraram ter carisma. Mas é Uyara quem rouba a cena. A vocalista baixinha cresce quando sobe ao palco e canta de forma emocionada. Seus olhos ficaram marejados em diversos momentos e, em cada um deles, ela recebeu um consolo coletivo do público, bastante jovem, entre um berro e outro de "linda!" e "casa comigo?".

Destacaram-se também as participações especiais ao longo da noite. Leo Fressato, compositor de "Oração" e de muitas outras faixas d'A Banda, subiu e desceu do palco diversas vezes, tendo feito um dueto com Uyara em "Se Eu Corro". Em uma versão de "Romance de Uma Caveira", da dupla sertaneja Alvarenga e Ranchinho, Uyara chamou ao palco Diogo Perin, da também curitibana Banda Gentileza. Já em "Tchau", cover do Pullovers, quem se juntou ao grupo foi a amiga deles, Kelly Eshima, assumindo o triângulo. Foi após essa performance, encerrada exatamente uma hora após o início do show, que Uyara brincou: "Então, é isso, gente", como quem se despede. Todo mundo pegou a piada e soube que era a hora de "Oração". A voz da moça quase sumiu diante de tanto barulho e a festa tomou conta do Studio SP em uma reprodução - agora com 500 pessoas - do clipe. Subiram ao palco os amigos do grupo, alguns deles que estavam, de fato, no vídeo, e com chuva de confetes e papeis coloridos, todo mundo pulando, encerrou-se a apresentação. Na verdade, demorou para terminar. Toda vez que Uyara ia entoar o verso final ("Cabe essa oração"), a plateia cantava mais uma vez o refrão, que se estendeu até depois que o DJ já havia começado a tocar.

Mais Banda

Um show extra d'A Banda Mais Bonita da Cidade acontecerá no Studio SP no próximo dia 16, às 23h, mas agora com venda de ingressos. A entrada, na noite em questão, custará R$ 25 na porta e R$ 15 com lista. O Studio SP fica na Rua Augusta, 591.