Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Abba ganhará um museu permanente na Suécia

Os quatro membros do grupo mergulharam fundo em seus armários para reunir itens raros dos anos 70

Rolling Stone EUA Publicado em 07/10/2012, às 11h40 - Atualizado às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ABBA - AP
ABBA - AP

A exposição itinerante do grupo pop sueco Abba ganhará uma casa permanente quando o Abba Museum abrir suas portas. Ele fará parte do Hall da Fama da música sueca em Estocolmo, no próximo outono, segundo a agência de notícias Associated Press. A exposição ABBAWORLD atravessou Europa e Austrália entre os anos 2009 e 2011 e conta com as roupas que a banda usava no palco, instrumentos e outros tipos de itens.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O ex-integrante da banda Björn Ulvaeus anunciou os planos do museu nesta semana. Apesar de ele esperar que os outros membros da banda, Agnetha Fältskog, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, também estejam presentes na inauguração, o músico duvida que o encontro resulte numa reunião no palco.

“Nós somos o único grupo com esse status de que nunca se reuniu. E acho isso legal”, disse Ulvaeus na coletiva de imprensa. “É uma força do Abba que ele seja lembrado como aqueles jovens energéticos e ambiciosos dos anos 70, em vez de um grupo de velhos débeis que se sentem obrigados a levantar e tocar a todo o tempo.”

Os planos para um museu do Abba têm sido considerados há muito tempo, apesar das tentativas anteriores terem falhado. Desta vez, no entanto, as coisas foram para frente, com o início das obras para construção do espaço, perto de um parque temático em Djurgarden, uma ilha no centro de Estocolmo.

Apesar de Ulvaeus se dizer apreensivo sobre o fato de se tornar “um artefato de museu antes de estar morto”, ele complementa afirmando que ficou feliz com a ideia do Abba ser incluso no Hall da Fama que celebra outros músicos suecos.

Para fortalecer a exposição, os membros da banda precisavam se voltar aos seus armários e escavar algumas das suas espalhafatosas roupas de palco. “Eu tinha uma roupa que eu lembrava particularmente: um collant com capa que parecia o Superman”, diz Ulvaeus. “E ela me dá enjoo só de ver”.