Adam Yauch, do Beastie Boys, sente-se "saudável e forte" para bater câncer

MCA enviou e-mail a fãs para avisar que está bem melhor após visita a Dharamsala, cidade-base de Dalai Lama

Da redação Publicado em 08/10/2009, às 16h15

Adam Yauch mandou e-mail a fãs com o seguinte recado: ele passa bem, obrigado. Conhecido como "MCA", o integrante do Beastie Boys tornou público, em julho, diagnóstico de câncer na glândula parótida (uma das salivares).

O momento, agora, é de recuperação. Para tanto, o músico viajou para Dharamsala, pequena cidade indiana onde Dalai Lama fixou sua residência oficial. Na região, MCA foi examinado por especialistas tibetanos e chegou a passar "três dias de ensinamento" ao lado do líder espiritual. "Estou me sentindo saudável, forte e esperançoso de que eu venci esta coisa, mas é claro que só o tempo vai dizer", diz o comunicado, enviado à lista de e-mails do grupo e reproduzido pela Rolling Stone EUA.

Yauch escreveu que, atualmente, toma medicina tibetana por recomendação de médicos locais. Quanto à alimentação, segue "dieta vegetariana/orgânica, o que, surpreendentemente, é mais difícil de fazer na Índia do que em casa [EUA]. Aqui eu posso simplesmente comprar a comida certa e cozinhar... Bem mais fácil que depender de restaurantes ".

Quando a doença veio à tona, um bem-humorado Yauch avisou, em vídeo, que precisava de "um pouco de tempo para resolver isso e aí iremos lançar o disco e fazer shows". Ele se referia a turnê e lançamento de Hot Sauce Committee, Pt. 1, que estava marcado para chegar às lojas em 15 de setembro.

Yauch prossegue descrevendo uma cerimônia religiosa feita em sua homenagem: "Puja", culto a um Buda específico. "Uma freira disse para mim, 'nós faremos uma oração e, então, você ficará melhor." Agora, ele "apadrinhou" algumas freiras do centro budista em que se consultou. "Quando as conheci pela primeira vez, havia apenas umas 13, acho, e elas viviam em um tipo de galpões para vacas abandonados.

"Então, elas compraram algumas terras com dinheiro de doações. [Agora,] elas moram neste belo complexo, (...) com vacas andando por aí, pássaros cantando e plantação de mangas e bananas, e há um jardim com plantas e vegetais crescendo", o músico descreveu a guinada paradisíaca. Os Beastie Boys são engajados na causa tibetana - província que luta pela autonomia em relação à República Popular da China - desde os anos 90. Em 1996, Yauch ajudou a montar, em São Francisco, um dos primeiros concertos pela libertação do Tibet.

Ainda não há previsão para lançar a primeira parte de Hot Sauce Committee, que será o oitavo disco de estúdio do trio. "Mas espero que seja no primeiro semestre de 2010", estimou MCA, já de volta aos Estados Unidos, "aproveitando um pouco de sossego em Massachusetts, caminhando na floresta e curtindo a família".

A despedida preserva o tom descontraído de Yauch. "Obrigado de novo por todos os desejos de melhora e orações, e as cartas foram ótimas também, lê-las trouxe um sorriso ao meu rosto."