Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Com foco na diversidade, MC Sombra relança segundo disco solo em vinil

No próximo sábado, 23, o rapper fará um show para comemora o lançamento da nova versão do clássico Fantástico Mundo Popular

Igor Brunaldi Publicado em 22/03/2019, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MC Sombra (Foto:Paola Vianna)
MC Sombra (Foto:Paola Vianna)

No próximo sábado, 23, o rapper MC Sombra lança, em formato vinil, Fantástico Mundo Popular (2013), seu segundo disco solo. E para comemorar a nova edição, ele vai fazer um show na mesma data, na Matilha Cultural, em São Paulo.

Em conversa exclusiva à Rolling Stone Brasil, o músico contou que esse lançamento, feito em parceria com o Três Selos e o Selo Matilha, demorou 3 anos para ser concretizado, mas está imensamente satisfeito com o resultado.

Veterano e também integrante do grupo Somo Nós a Justiça (SNJ), Sombra faz questão de afirmar que tem orgulho do ofício de MC, da forma mais tradicional. "É o mestre de cerimônias, né. É ele que fomenta o cenário, que vai para cima militar e ser ativista, e também leva o discurso das ideias para as pessoas."

Lançado há seis anos, Fantástico Mundo Popular se destaca entre os discos de rap lançados na época por sua sonoridade que resgata a atmosfera do hip-hop dos anos 1990, e também pela diversidade de ritmos que apresenta, como faixas que vão do boom bap clássico ao maracatu.

O rapper conta ter sido totalmente intencional, e que foi durante o processo de criação do trabalho que nasceu essa força e esse objetivo de resgatar e manter vivas essas identidades regionais.

Com confiança de quem está no jogo há mais de 20 anos, mas sem demonstrar prepotência, ele afirma a busca constante pela pluralidade: "Eu não falo de uma coisa na primeira faixa, e depois de novo na oitava. Mesmo se falar de outro jeito, ainda vai ser a mesma coisa. Prefiro que cada música remeta a um tema diferente".

É indiscutível que, não somente no Brasil, o rap se encontra em um momento de ascensão estrelar, com novos artistas que vêm cravando seu nome na história do gênero. Mas apesar desse momento de glória, o Sombra olha para o todo com os pés no chão, e ainda não vê o cenário como ideal. "O rap preza pela mensagem, e vejo muita gente que não liga para isso hoje em dia", comenta.

E continua: "Tem uma galera muito preocupada com tendência, com o que as pessoas estão ouvindo, com quem está ditando agora a sonoridade. No fim das contas a gente só tem que se preocupar com música de qualidade. O importante é fazer música impactante."

O futuro do rapper é tão promissor quanto repleto de trabalho duro. Ele pretende lançar seu terceiro disco solo ainda este ano, e está no processo de gravação do clipe do primeiro single, chamado "Náufrago", que conta ter escrito sobre o peso da solidão. A faixa tem produção assinada por BiD.

Serviço
MC Sombra, lançamento do vinil Fantástico Mundo Popular - participação de DJ RM e discotecagem de DJ Nuts 
Sábado, 23 de maio, às 19h
Local: Matilha Cultural - Rua Rego Freitas, 542 - República, São Paulo
Entrada Colaborativa