Al Pacino será Doutor Morte em filme

Ator interpretará Jack Kevorkian em cinebiografia produzida para televisão; médico induzia pacientes terminais a cometerem suicídio assistido

Da redação Publicado em 26/05/2009, às 19h39

Conhecido por usar dotes médicos na indução ao suicídio de pacientes terminais, o patologista Jack Kevorkian terá uma cinebiografia produzida pela HBO Films a ser protagonizada pelo ator Al Pacino (Perfume de Mulher). You Don't Know Jack será dirigido por Barry Levinson e será lançado para exibição em televisão.

Com roteiro de Adam Mazer (Quebra de Confiança), o filme é baseado no livro Between the Dying and the Dead: Dr. Jack Kevorkian, the Assisted Suicide Machine and the Battle to Legalize Euthanasia, escrito pelo ex-assistente do médico, Neal Nicol, informou o site The Hollywood Reporter.

Kevorkian, natural de Michigan, nos Estados Unidos, ganhou espaço nas manchetes de jornais por ter ajudado cerca de 150 pacientes a cometerem suicídio. Em 1998, após divulgar um vídeo dele mesmo realizando o processo de eutanásia em um doente terminal, o Doutor Morte - como ficou conhecido - acabou sendo indiciado por assassinato de segundo grau. Até 2007, Kevorkian foi mantido encarcerado na prisão de segurança máxima de seu Estado natal.

A produção mostrará também o uso da "Máquina da Misericórdia" e "Máquina da Morte", instrumentos criados pelo médico, que faziam todo o processo de eutanásia por ele, para realizar o chamado suicídio assistido. O próprio paciente apertava um botão que fazia as substâncias químicas letais serem introduzidas no organismo.

De acordo com a publicação, o projeto estava em andamento há algum tempo e contava anteriormente com o ator Ben Kingsley (Oliver Twist) na pele do personagem principal. Ainda não há previsão para o início das filmagens.

Antes de ser preso, Kevorkian selou uma batalha pública com a Justiça para que a eutanásia fosse legalizada. Atualmente com 79 anos, o médico afirmou, após cumprir pena, que nunca mais se envolverá em casos de suicídio.