Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Alan Moore lança box autobiográfico, com trilha de Mike Patton

Pacote contará com audiobook e livro feitos pelo autor de Watchmen, além de trilha sonora, pôsteres e outros

Da redação Publicado em 21/05/2009, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Alan Moore, autor britânico de histórias em quadrinhos como Watchmen e V de Vingança, lançará novo trabalho, com colaboração do norte-americano Mike Patton, o homem-dos-1001-projetos (Mutantes incluso), mais conhecido como líder do Faith No More.

Em parceria com o selo londrino Lex Records (que já produziu trabalhos de Danger Mouse e Neon Neon, entre outros, e é ligado à EMI), o quadrinhista lançará um pacote deluxe com traços autobiográficos. De acordo com a revista Billboard, o especial contará com um audiobook, já gravado, de cerca de duas horas. A trilha sonora, além de Patton, vai trazer também Justin Broadrick, fundador da banda de rock industrial Godflesh. A porção musical está sob batuta de Andrew Broder, do projeto Fog, e Adam Drucker, da banda Subtle.

Moore também fez contribuições musicais, não especificadas, mas ainda é incerto se o material será adicionado ao tracklist.

Outro projeto de Patton com o Lex envolve Tunde Adebimpe, vocalista do TV on the Radio. "Mike teve um ano agitado por causa da reforma no Faith No More, dos festivais que eles estão fazendo", disse Tom Brown, fundador do selo. "Eu sei que ambos (Patton, Broadrick) foram sondados e confirmaram que estão dentro." Não foi a única garantia de Brown. "O lado visual (do projeto de Moore) é maravilhoso".

O pacote deluxe vai conter livro (mais "um romance fotográfico" do que projetos gráficos costumeiros de Moore, avaliou Brown), pôsteres, o audiobook de duas horas e trilha sonora prensada em vinil.

O dono do Lex ainda não pôde afirmar se o álbum ganhará lançamento à parte, em CD ou download (o livro também pode ser publicado como peça única). Mas ele expressou a vontade de ter um lançamento especial e, em seguida, se disse entusiasta da versão deluxe de In Rainbows - além da liberação das 10 faixas do sétimo álbum do Radiohead para download no esquema pague-o-que-quiser, a banda de Oxford vendeu box especial, com o disco físico, vinil duplo e faixas extras, entre outros, a custo de 40 libras (R$ 128).

"Cresceu além dos valores de nossa produção e das músicas nas quais trabalhamos. Estamos sendo ambiciosos em torno do projeto", confessou Brown. "Ao trabalhar com artistas de fora da música, você pode fazer discos que realmente valem a pena."

Ele reitera que não deseja produzir um "álbum elitista", mas atentou para a importância de gravadoras indies estabelecerem novos valores frente ao declínio do mercado fonográfico.

O audiobook foi gravado em Northampton, cidade inglesa na qual Moore vive. Todo o processo foi filmado, e o material pode ser incluído no box. "É o primeiro volume de uma série, e definitivamente ela caminha para a direção de uma autobiografia. Sei que ele está escrevendo um novo volume no momento", disse Brown.

O projeto, provisoriamente intitulado Unearthing, está previsto para ser lançado no início de 2010.