Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Alanis Morissette mescla hits e músicas novas em São Paulo

Cantora fez ótima apresentação na noite de domingo, 2, no Credicard Hall

Bruna Veloso Publicado em 03/09/2012, às 02h44 - Atualizado às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alanis Morissette tocou gaita e guitarra durante o show - Rafael Koch Rossi/Divulgação
Alanis Morissette tocou gaita e guitarra durante o show - Rafael Koch Rossi/Divulgação

Alanis Morissette atrasou 40 minutos para subir ao palco no primeiro show de sua nova turnê brasileira, em São Paulo, na noite do dia 2. Mas, mesmo sendo um domingo, o atraso só serviu para deixar o público que lotou o Credicard Hall ainda mais ansioso pela chegada da artista, que veio pela última vez ao país em 2009.

Alanis acaba de lançar o oitavo disco da carreira, o bom Havoc and Bright Lights. Cinco músicas do álbum foram incluídas no set list – a primeira, “Woman Down”, logo no início do show, mostrou que mesmo que essas novas canções não estejam na ponta da língua da maior parte das pessoas, funcionam muito bem ao vivo, sem amornar a recepção do público.

Acompanhada por dois guitarristas, tecladista, baixista e baterista, Alanis falou pouco, mas mostrou a costumeira simpatia. Antes de “All I Really Want”, a primeira das sete músicas de Jagged Little Pill mostradas na apresentação, ela conversou brevemente com a plateia: “É ótimo estar de volta. Obrigada por estarem aqui, senti falta de vocês”. Foi nesta canção que Alanis usou a gaita pela primeira vez no show, para uma das muitas explosões de animação dos fãs.

Andando sem parar de um lado ao outro do palco, Alanis sorriu muito, interagiu com seus ótimos guitarristas e comandou o coro da casa lotada em diversos momentos, como em “You Learn”. Logo depois foi a vez de “Guardian”, ótimo single do novo disco. O refrão da música foi escrito para o filho de Alanis, Ever Imre, nascido há um ano e meio. Gente que estava na pista premium aproveitou a deixa para segurar folhas de papel com o nome do bebê, e houve até quem iniciasse um coro de “Ever” ao final da canção. A homenagem foi apropriada, já que os fãs sabem que a maternidade e o casamento influenciaram a composição das novas canções e, claro, toda a estrutura da vida profissional de Alanis. Havoc and Bright Lights foi composto em um estúdio montado na casa dela, e a artista parava o trabalho sempre que necessário para cuidar do filho. Alanis também o leva consigo durante a turnê.

Entrevista: Alanis comenta o novo álbum, a maternidade e fala sobre não ligar para os paparazzi.

Como de costume, o palco é simples, apenas com um pano de fundo com o contorno do rosto de Alanis, e iluminação quase sempre sóbria. Os instrumentos usados por ela, no entanto, dão conta de chamar atenção. Em “Hands Clean”, por exemplo, a cantora usa uma guitarra dourada; em “Citizen of the Planet”, toca uma guitarra transparente.

É difícil dizer qual foi a música mais cantada pelo público, mas “Ironic” com certeza está na lista. “Vou precisar da ajuda de vocês”, pediu Alanis antes de começar a cantar o estrondoso hit, com as luzes da plateia ligadas. Ela ainda brincou, trocando um dos versos: em vez de “esposa” em “It's meeting the man of my dreams, and then meeting his beautiful wife” (“é conhecer o homem dos meus sonhos, e então conhecer sua bela esposa”), Alanis usou a palavra “marido”.

O primeiro bis veio logo após “Numb” (outra de Havoc...), com a ótima dobradinha “Hand in My Pocket” e “Uninvited”. Então, ela saiu novamente do palco, e voltou para encerrar o show de 100 minutos com a apropriada “Thank U”.

Muito bem entrosada com sua banda e com uma escolha acertada de repertório, Alanis deve agradar bastante a quem for aos demais shows da turnê. Nesta segunda, 3, ela volta a se apresentar no Credicard Hall, antes de seguir para Curitiba (5, Master Hall), Rio de Janeiro (7, Citibank Hall), Belo Horizonte (9, Chevrolet Hall), Recife (12, Chevrolet Hall), Belém (Cidade da Folia) e Goiânia (16, Goiânia Arena).

Veja abaixo o set list do show em São Paulo, que não deve sofrer muitas alterações daqui para frente:

1 – “I Remain” (trecho)

2 – “Woman Down”

3 – “All I really Want”

4 – “You Learn”

5 – “Guardian”

6 – “Perfect”

7 – “Hands Clean”

8 – “I Remain” (trecho)

9 – “Citizen of the Planet”

10 – “Ironic”

11 – “Havoc”

12 – “Head Over Feet”

13 – “Celebrity”

14- “I Remain” (trecho)

15 – “21 things I want in a lover”

16 – “You Oughta Know”

17 – “Numb”

Bis

18 – “Hand in My Pocket

19 – “Uninvited”

Bis

20 – “Thank U”