Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atirador mata 12 pessoas em sessão de Batman em cinema dos Estados Unidos

Mais de 50 pessoas ficaram feridas em ataque que ocorreu a poucos quilômetros de Columbine

Redação Publicado em 20/07/2012, às 09h24 - Atualizado em 07/08/2012, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Massacre Batman - AP
Massacre Batman - AP

Atualizada às 11h53

Um atirador abriu fogo em um cinema na periferia de Denver, no Colorado, Estados Unidos, e matou 12 pessoas durante uma das primeiras exibições de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. De acordo com informações da agência France Press, outras 50 pessoas ficaram feridas no ataque que ocorreu em Aurora, a poucos quilômetros de onde em 1999 aconteceu o massacre de Columbine. O suspeito foi identificado pelo FBI como James Holmes, de 24 anos. Veja fotos na galeria à esquerda.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O tiroteio aconteceu em um shopping na sessão de estreia do aguardado longa, que estava lotava com centenas de espectadores.

Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, disse à agência que, de acordo com testemunhas, o atirador pode ter lançado uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fumaça. Veículos afirmam que ele abriu fogo durante uma cena de troca de tiros do filme, o que gerou mais confusão.

As primeiras informações davam conta de que, na realidade, foram duas pessoas que dispararam os tiros, em duas salas de cinema, mas Oates afirma que “não há provas" da presença de uma segunda pessoa. Também tinha sido dito que 14 pessoas tinham morrido, mas o número foi revisado e caiu para 12.

A polícia agora faz buscas no apartamento do suspeito, que diz ter explosivos, o que fez o prédio ser evacuado. Um porta-voz da polícia disse em entrevista à CNN que o atirador estava usando um colete à prova de balas e munido de um rifle e duas pistolas. Ele foi preso em um estacionamento atrás do cinema e se entregou para a polícia sem resistir.

Segundo pessoas entrevistadas pela imprensa local, ele estaria usando uma máscara de gás, o que o teria deixado semelhante ao personagem Bane, interpretado pelo ator Tom Hardy. Em meio às pessoas fantasiadas de personagens do filme, ele passou despercebido em sua fuga para o estacionamento.