Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ator de Crepúsculo encarna metaleiro nos cinemas

Jackson Rathbone será Varg Vikernes, vocalista da banda de black metal norueguesa Burzum, no filme Lords of Chaos; Vikernes saiu recentemente da prisão, depois de cumprir 16 anos de pena por homicídio

Da redação Publicado em 25/05/2009, às 20h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Jackson Rathbone, integrante da saga vampiresca Crepúsculo, está escalado para interpretar Varg Vikernes, o líder da banda de black metal norueguesa Burzum, nas telas do cinema. O filme Lords of Chaos contará a história do gênero musical no início dos anos 1990, ligado a assassinatos e incêndios criminosos em igrejas da Noruega.

Baseada no livro homônimo de Michael Moynihan e Didrik Soderlind, de 1998, a produção contará com a direção do japonês Sion Sono (pela primeira vez trabalhando com um longa em língua inglesa) e deve ter o elenco composto, em boa parte, por atores noruegueses.

Criticando o conteúdo da obra original, Vikernes afirmou que Lords of Chaos traz "más interpretações, tiradas de contexto; maus entendidos; mentiras maliciosas feitas por inimigos, resultado de ignorância; exageros extremos; e informações de terceira". "Isso inclui afirmações associadas a mim", se indignou o cantor no site oficial da banda, em 2004.

Para Vikernes, libertado recentemente depois de 16 anos de prisão (acusado pelo assassinato do guitarrista Oystein Aarseth, o Euronymous), da banda Mayhem, e também por ter ateado fogo em três igrejas, a publicação é "uma piscina de lama". "O único propósito do livro é criar um mito ao redor do meu nome e me mistificar. Se esse foi o objetivo, eles [Moynihan e Soderlind] conseguiram", afirmou Vikernes na ocasião. "Os autores encheram a cabeça dos fãs de metal com mentiras. O que poderia ter sido uma revolta justa, se tornou uma cultura poser patética, vergonhosa, estúpida, impotente e tradicional".

De acordo com o site Blabbermouth, as gravações começarão após três anos de atraso, devido a falta de verba suficiente. Ainda não há previsão de lançamento nos cinemas.

Em Crepúsculo e Lua Nova (segundo filme da cinessérie, com lançamento mundial marcado para 20 de novembro), Rathbone dá vida a Jasper Hale, um dos filhos adotivos da família Cullen, e irmão do Edward Cullen, papel de Robert Pattinson.