Ator Richard Briers, de The Good Life, morre aos 79 anos

Fumante, britânico foi diagnosticado com enfisema pulmonar há cinco anos

Redação Publicado em 18/02/2013, às 17h32 - Atualizado às 17h47

Richard Briers
AP

Morreu neste domingo, 17, o ator britânico Richard Briers, aos 79 anos, vitima de enfisema pulmonar, na casa onde morava, em Londres. A informação foi dada pelo agente dele nesta segunda, 18.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em 14 de janeiro de 1934, na capital inglesa, Briers foi diagnosticado com enfisema pulmonar há cinco anos, por abuso do cigarro. Ele havia parado de fumar há dez, segundo a agência Reuters. "Eu fui diagnosticado cinco anos atrás e não achei que ficaria ruim como ficou", disse ele, em entrevista em janeiro. "Eu amava fumar, foi totalmente minha culpa", completou.

O ator, que iniciou a carreira em 1956, interpretou papéis memoráveis, como na série The Good Life, no ar no fim dos anos 70, na BBC, onde viveu Tom Good, um sujeito que decide largar tudo para viver de forma autossustentável.

Ele passou também por filmes como Uma Grande Aventura (1978), Muito Barulho por Nada (1993) e Peter Pan (2003). No teatro, ficou conhecido por participar da companhia de Kenneth Branagh. Briers deixa esposa e duas filhas.