Bad Lieutenant libera primeira faixa

Formada por ex-integrantes do New Order, banda lançará álbum de estreia em outubro

Da redação Publicado em 19/08/2009, às 12h15

Já é possível saber como soa a Bad Lieutenant, banda formada pelos ex-integrantes do New Order Bernard Summer (guitarra e vocais) e Phil Cunningham (guitarra) e por Jake Leroy (guitarra e vocais), do pouco conhecido grupo britânico Rambo and Leroy. "Sink or Swim", que já circulava em versão acústica e ao vivo, foi postada no MySpace do grupo. O single só sairá em 28 de setembro.

Stephen Morris, que tocava bateria na banda derivada do Joy Division, aparecerá como colaborador - antes, ele vinha sendo associado como membro fixo do novo conjunto. A banda das três guitarras avisou, via Twitter, que o baterista integrará o line-up nos shows, assim como o baixista Tom Chapman.

Alex James, baixista do Blur, é outro que participará de algumas faixas do projeto, formado em 2007. Espere o primeiro álbum, Never Cry Another Tear, para 5 de outubro (lançamento europeu). Ele não deve participar de eventuais turnês - Chapman, não à toa, já foi recrutado para o posto.

A carreira do New Order - grupo formado após o suicídio de Ian Curtis (frontman do Joy Division), em 1980 - chegou ao fim em 2007. Peter Hook, que ocupava o posto de baixista na formação dos pioneiros da new wave, foi o ponto de discórdia. A respeito do assunto, Sumner foi sintético: "Basicamente, ele [Hook] deixou a banda, e é tudo o que quero dizer sobre isso. Nos dividimos em duas facções. Existe eu, Steve e Phil. A outra é Peter".

No começo do mês, Hook admitiu que a desintegração da banda foi sua decisão. Ele também pôs novo projeto na praça: Freebass (o nome soa simbólico: "baixo livre", em português). O grupo conta com expoentes de outras bandas ilustres da cena musical britânica: Andy Rourke (ex-The Smiths), Gary Mounfield (ex-The Stone Roses e atual Primal Scream) e Gary Briggs (da menos pop Haven).

O disco de estreia da Freebass também deve sair nos próximos meses. Sobre bater de frente com o Bad Lieutenant, Hook resgatou rixa histórica do britpop, em entrevista ao site The Quietus: "É como uma versão gorda do Blur e Oasis".