Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

BBC decide repensar fechamento da 6 Music

Artistas da música se manifestaram contra decisão anunciada na semana passada

Da redação Publicado em 03/03/2010, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A direção da corporação BBC anunciou nesta quarta-feira, 3, que vai repensar a ideia de fechar as portas da 6 Music, uma de suas estações digitais de rádio.

Após o anuncio do fechamento, na semana passada, uma crescente mobilização contrária à decisão se formou na internet. A população britânica, o sindicado dos jornalistas e artistas de peso do cenário da música lançaram campanhas de apoio à salvação da estação.

A decisão faz parte de uma estratégia de redirecionar cerca de US£ 600 milhões para conteúdos de outros grupos das rádios digitais da BBC, como jornalismo, dramas e comédias britânicas. A justificativa é de que a 6 Music não alcança audiência suficiente. Atualmente a rádio possui uma frequência de 700 mil ouvintes por semana.

Em comunicado, Mark Thompson, diretor-geral da corporação, disse que irá avaliar os pedidos do público antes de tomar uma decisão. As propostas também serão submetidas ao BBC Trust, conselho de administração da corporação, e passarão por um período de consultas públicas.

Manifestação

O cantor David Bowie declarou, em seu site oficial, a insatisfação em relação ao possível fim da estação: "A 6 Music mantém vivo o espírito de radialistas como John Peel [Dj de rádio pioneiro dos anos 60], e seria uma grande pena que artistas novos perdessem a estação".

Lily Allen publicou um artigo nesta terça-feira, 2, no site do jornal britânico The Guardian: "Fechar a 6 Music é uma péssima notícia para trabalhos independentes e pra nova música britânica". Ela completou: "espero que essa mobilização faça os diretores pensarem duas vezes antes de tomar uma decisão".

Já o produtor Mark Ronson disse à BBC: "a estação atende ao público que aprecia o tipo de música que não costuma ser transmitida nas rádios voltadas ao grande público".

A cantora La Roux também se manifestou, dizendo que se fecharem a 6 Music, "perderemos nossa fé na indústria da rádio". E aproveitou para fazer um pedido: "por favor, não a fechem. É a única estação de rádio que conseguimos ouvir sem desligar a cada cinco minutos. Por favor".

No Facebook, criaram a comunidade "Salve a BBC 6 Music", que já possui mais de 7 mil membros.

A decisão

Além do fim da 6 Music, o plano de ação apresentado por Thompson propõe também o fechamento da estação de rádio digital Asian Network, destinada ao público asiático, e dos serviços de rádio e TV BBC Switch e Blast, voltados ao público adolescente.

O diretor-geral também anunciou uma redução de 25%, até 2013, nos gastos da BBC com conteúdo online, e a possível saída da BBC no mercado de revistas do Reino Unido. Thompson prometeu ainda que 90% de toda a receita da BBC deverá ser gasta com a produção de programas.

Criada em 2002, a 6 Music é uma das primeiras estações digitais da BBC.