Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beastie Boys envia carta em resposta ao uso de música do grupo em propaganda de brinquedos

Rappers ressaltaram a decisão feita há muito tempo de não permitirem o uso da música ou do nome deles em propagandas

Rolling Stone EUA Publicado em 26/11/2013, às 12h37 - Atualizado às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beastie Boys - galeria - Reprodução
Beastie Boys - galeria - Reprodução

O Beastie Boys compartilhou uma carta aberta dirigida à marca de brinquedos GoldieBlox com o jornal The New York Times nesta segunda-feira, 25, abordando o uso da música “Girls” pela companhia em uma propaganda viral da empresa.

As Muitas Vidas de Adam Yauch: como o beastie boy mais louco encontrou seu caminho, das ruas de Nova York à busca pela iluminação.

A marca, na semana passada, entrou com um processo contra os rappers reivindicando o uso no vídeo, já que a faixa 1986 teve versos reescritos, excluindo o machismo original, o que constitui na legalidade do uso.

O original da faixa tem trechos como:“Meninas – lavem os pratos / Meninas – arrumem meu quarto / Meninas – lavem a roupa / Meninas – e o banheiro”. Já no comercial, a marca alterou a letra para: “Meninas constroem naves / meninas codificam o novo aplicativo/ meninas que cresceram sabendo/ que elas podem construir isso”.

A GoldieBlox afirmou que criou “paródia com o objetivo tirar sarro da canção do Beastie Boys e, além disso, a ideia é quebrar estereótipos de gênero”. Os rappers, contudo, não permitiram o uso da música como uma “propaganda com o objetivo de vender um produto”.

Na carta, eles explicaram que estavam “impressionados pela criatividade e pela mensagem” do vídeo. Eles ainda mostraram suporte à causa da versão do comercial. “Apoiamos enormemente o aumento de poder das meninas jovens, derrubadas de estereótipos de gênero e ao incentivo à paixão por tecnologia e engenharia”.

Mesmo com o apoio à ideologia da empresa, o Beastie Boys dizem que o uso da música em uma propaganda vai contra ao que eles acreditam. “Não se confundam, o vídeo de vocês é uma propaganda com o objetivo de vender um produto”, escreveu a dupla. “Há muito tempo, fizemos uma decisão consciente de não permitir nossos nome e música fossem usados em propagandas. E quando tentamos perguntar como e qual é o motivo de usarem a nossa faixa ‘Girls’ no seu comercial, sem o nosso consentimento, vocês nos processaram”.

A GoldieBlox ainda não fez comentários a respeito da carta do Beastie Boys. E, enquanto isso, a propaganda segue no ar e já possui tem mais de oito milhões de visualizações.