Biografia de Michael Jackson terá fotos interativas

Imagens de The Official Michael Jackson Opus são transformadas em vídeo, no computador, ao serem colocadas diante de uma webcam; livro de 12 quilos terá 400 páginas e fotos inéditas

Da redação Publicado em 25/09/2009, às 15h40

O livro The Official Michael Jackson Opus, biografia de luxo de Michael Jackson, da editora Kraken Opus, prevista para ser lançada oficialmente no dia 1 de dezembro, trará um novo conceito: imagens que se transformam em vídeos no computador. Foi o que um dos responsáveis pelo livro, Karl Fowler, revelou ao programa The Today Show (NBC), exibido nesta sexta, 25, nos Estados Unidos.

Em vídeo, o publisher mostrou ao vivo como uma das fotos do livro ganha vida ao ser aproximada de uma webcam, próxima à tela de um computador. A técnica é chamada de "augmented reality" (algo como "realidade aumentada", em tradução livre) ou "Opus reality" (em referência ao nome da editora). "Isso nunca foi feito antes, é sem precedentes e é algo que Michael realmente gostou", disse Fowler. A The Official Michael Jackson Opus teve a aprovação do próprio artista poucas semanas antes de sua morte, em 25 de junho. Segundo o site da Rolling Stone EUA, o livro foi ainda sancionado e aprovado pelo espólio do músico.

Assista à demonstração abaixo:

A editora Kraken Opus, que também lançou o livro 21 Nights, sobre Prince, reuniu diversas fotos (incluindo imagens inéditas) e documentos sobre Michael, em um total de 400 páginas. Vinda em uma caixa de couro, a biografia pesa cerca de 12 quilos e traz também alguns desenhos feitos pelo cantor na adolescência e um par de luvas brancas. Alem de lembrar as que o próprio cantor usava, deverão ser usadas para manusear o livro.

A pré-venda de The Official Michael Jackson Opus está aberta site oficial da editora, por £109 (mais de R$ 300) - o preço irá subir para £218 a partir do dia 30 de setembro. De acordo com a página da empresa, "uma vez que a impressão atual estiver esgotada, não haverá uma segunda edição. Isso irá assegurar que o seu exemplar de The Official Michael Jackson Opus mantenha seu valor a longo prazo".

Nos cinemas

Thi Is It, documentário com ensaios de Michael Jackson para a temporada de shows que o cantor faria em Londres, terá sua estreia mundial no dia 28 de outubro. Aa pré-estreia acontece no dia 27 e inclui o Brasil, com sessões marcadas no Rio de Janeiro e São Paulo. Os ingressos para a primeira exibição do longa, que mostra o astro durante os ensaios para a turnê londrina homônima ao filme, começam a ser vendidos neste domingo, 27.