Björk começa campanha de crowdfunding para expansão de app do disco Biophilia

A cantora quer levantar 375 mil libras para aumentar o programa educacional que ela lançou junto ao álbum multimídia

Redação Publicado em 29/01/2013, às 14h09 - Atualizado às 17h59

Björk lançará Biophilia em outubro
Foto: AP

Björk se juntou às hordas de artistas independentes que contam com iniciativas de crowdfundind para fazer seus projetos acontecerem. A cantora começou uma campanha no Kickstarter para arrecadar 375 mil libras e expandir o app do disco multimídia Biophilia para outras plataformas, além do iPad.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Funciona assim: os contribuintes recebem camisetas, discos, autógrafos e até uma ida ao bar com a banda da cantora em troca das doações. O dinheiro que eles pagarem ajudará a expandir o projeto educacional que Björk lançou junto a Biophilia, o oitavo trabalho de estúdio da islandesa. O disco é uma combinação de 10 músicas eletrônicas e esse projeto, cuja intenção é ensinar crianças a respeito de música e ciência. Para isso, cada música da cantora virou um app customizado para iPad e iPhone que ensina sobre gravidade, DNA e escalas musicais. Björk deu aulas em algumas cidades por onde passou com a turnê usando o aplicativo.

"O interesse maior parte dos estudantes pertencentes a famílias pobres e em escolas sem programas artísticos consistentes. O único jeito de levar o projeto para essas pessoas é reprogramando o Biophilia", disse a cantora em um comunicado.

Se a campanha for bem-sucedida, os desenvolvedores poderão levar o aplicativo para Android, PCs usando Windows 8 e talvez computadores de mesa da Apple.