Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Proteção animal

Björk e Rosalía unem forças em canção de protesto

Colaboração tem como objetivo ‘ajudar a combater a piscicultura na Islândia’

Björk e Rosalía (Fotos: Getty Images)
Björk e Rosalía (Fotos: Getty Images)

Björk lançou nesta quinta, 5, uma canção em parceria com Rosalía para “ajudar a combater a piscicultura na Islândia.” Todos os lucros arrecadados com a faixa serão destinados à causa das cantoras. 

“As pessoas no fiorde Seyðisfjörður se levantaram e protestaram contra o início da piscicultura. Gostaríamos de doar as vendas da música para ajudar com os honorários advocatícios e esperamos que possa ser um caso exemplar para outros,” escreveu Björk.

+++LEIA MAIS: Melanie Martinez anuncia disco e gera comparações com Björk

Ela continuou: “A Islândia tem a maior natureza intocada da Europa e ainda hoje tem as suas ovelhas a vaguear livremente nas montanhas no verão. Seus peixes nadaram livremente em nossos lagos, rios e fiordes. Foi assim que os empresários islandeses e noruegueses começaram a comprar explorações piscícolas na maioria dos nossos fiordes. Foi um grande choque e tornou-se o tema principal deste verão. Não compreendemos como conseguiram fazer isto durante uma década, quase sem regulamentos que os impedissem.”

A cantora explicou que esse tipo de prática pode ser perigosa para a vida selvagem das águas islandesas, já que a condição de criação destes peixes é bastante questionável e como uma grande quantidade deles já conseguiu escapar das fazendas, o DNA do salmão islandês pode ser alterado para pior. Em um cenário mais extremo, a situação pode causar a extinção do animal.

+++LEIA MAIS: Moby propôs montar banda de metal com Björk e a reação foi impagável

‌”Ainda há uma chance de [salvar] o último salmão selvagem do norte. Nosso grupo gostaria de desafiar esses empresários a retratarem suas fazendas! Gostaríamos também de ajudar a inventar e estabelecer regulamentos rigorosos no sistema jurídico da Islândia para proteger a natureza,” continua a declaração da cantora.

“A maioria da nação já concorda conosco, por isso este protesto visa colocar a vontade do povo nos nossos sistemas de regras.”

+++LEIA MAIS: Quem é Doa Barney, filha de Björk, modelo e cineasta