Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Black Keys se recusa a colocar novo álbum em streaming

El Camino não está disponível no Spotify, Rhapsody, ou em outros serviços

Redação Publicado em 09/12/2011, às 09h55 - Atualizado às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Black Keys - El Camino - Foto: Reprodução
The Black Keys - El Camino - Foto: Reprodução

De acordo com blog do jornal LA Times, o Black Keys está impedindo que seu novo álbum, El Camino, seja colocado na internet para streaming em serviços como Spotify, Rhapsody, MOG e Rdio. Outros artistas, como Coldplay e Mac Miller, tomaram medidas semelhantes com seus lançamentos mais recentes, acreditando que serviços on demand do gênero atrapalham na obtenção de lucro das vendas do álbum.

Contudo, essas empresas continuam afirmando que as vendas de discos, na realidade, aumentam entre seus assinantes, que procuram e compram a nova música que descobrem no streaming. O Spotify, que agora diz ser a segunda maior fonte de renda na música digital para as gravadoras europeias, sustenta a ideia de que artistas e selos já obtiveram um lucro considerável com seus serviços: US$ 150 milhões em três anos, desde o seu lançamento.

Pelos cálculos de parte da indústria, uma música deve ser tocada em streaming em serviços como esse 100 vezes ou mais para gerar o mesmo lucro que o artista teria com a venda de um download.