Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasília, capital do rock

Terceiro dia do Paulínia Festival de Cinema exibe Rock Brasília - Era de Ouro, sobre surgimento explosivo de bandas de rock no DF

São Paulo, BR Press Publicado em 09/07/2011, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Rock Brasília - Era de Ouro</i>, do diretor Vladimir Carvalho, será exibido neste sábado, 9 - Divulgação
<i>Rock Brasília - Era de Ouro</i>, do diretor Vladimir Carvalho, será exibido neste sábado, 9 - Divulgação

(São Paulo, BR Press) - Neste sábado, 9, às 18h30, o Paulínia Festival de Cinema exibe o documentário Rock Brasília - Era de Ouro, do diretor Vladimir Carvalho. O filme retrata a história das bandas embrionárias do rock nacional, surgidas na capital federal, nos anos 70, até a consagração de vários desses grupos no cenário musical brasileiro, nos anos 80, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

O longa-metragem compila imagens filmadas por Carvalho desde o fim dos anos 70, incluindo o episódio do show da Legião Urbana para mais de 50 mil pessoas, no estádio Mané Garrincha, em 1988, que acabou terminando em tumulto geral.

Depoimentos

Mas o documentário não se resume a Renato Russo e Legião Urbana. A abordagem é sobre todos aqueles filhos de políticos e diplomatas que se aventuravam no rock para cantar sua revolta.

Imagens inéditas que o cineasta reservou para o filme e entrevistas atuais com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, integrantes do Capital Inical e Philippe Seabra, da Plebe Rude, são atrativos do documentário, que ainda conta com declarações de alguns músicos contemporâneos aos brasilienses, como os integrantes do Paralamas do Sucesso e Caetano Veloso.

Vladimir Carvalho é um cineasta conhecido de longa data no cenário brasileiro, integrante do movimento documentarista do Cinema Novo, ao lado de seus colegas Glauber Rocha e Orlando Senna. Possui mais de 20 filmes no currículo, entre eles o curta A Bolandeira, premiado no Festival de Brasília, em 1969.