Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bruno Sutter mostra um outro lado como músico fora do humor do Massacration

“Esse negócio de metal e demônio não tem nada a ver, é muito anos 1980”, diz ele

Paulo Cavalcanti Publicado em 13/06/2016, às 12h31 - Atualizado às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruno Sutter - Divulgação
Bruno Sutter - Divulgação

Detonator, o vocalista da banda satírica de heavy metal Massacration, surgida dentro do programa Hermes e Renato na antiga MTV, já faz parte do folclore do pop brasileiro. Mas o cantor e humorista Bruno Sutter quer mostrar que o trabalho dele vai bem além do personagem que criou. Por meio de crowdfunding, ele conseguiu gravar o primeiro trabalho solo. Bruno Sutter foi liberado, a princípio, apenas em plataformas digitais, mas agora chega ao formato físico de forma independente.

Além de divulgar o trabalho, o artista tem como missão provar que o Detonator e o Bruno são entidades completamente diferentes. “Esse era um projeto que eu planejava há muito tempo”, conta. “As melodias e partes instrumentais eu já tinha. Depois, elaborei as letras.” O som do CD é puro heavy metal, mas Sutter foge dos estereótipos temáticos do estilo. “Esse negócio de metal e demônio não tem nada a ver, é muito anos 1980”, diz. “O capeta não vai te matar.”

Ele fala que as letras têm a ver com os problemas e temores que as pessoas enfrentam na vida real. E cita “Stalker”, relacionando-a com o recente caso pelo qual passou Ana Hickmann (em meados de maio, em um episódio trágico, a apresentadora teve o quarto de hotel invadido por um fã que portava uma arma de fogo. O episódio terminou com a irmã de Ana baleada e o fã morto).

Para o disco, Sutter retrabalhou a voz e é notável que os exageros e os gritos de Detonator estão ausentes. “Posso usar minha voz ‘normal’. Eu não uso falsete e ‘canto com o peito’.” Apesar da seriedade encontrada em faixas como “Troll”, “Hipócrita” e “Hater”, Sutter encerra o trabalho de forma mais descontraída, com uma versão pesada de “Galopeira” (sucesso do cantor Donizeti). “Esse é um clássico do cancioneiro sertanejo que sempre imaginei Bruce Dickinson, do Iron Maiden, cantando. Fiz algo assim.”