Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Inclusão

Caitlyn Jenner diz que mulheres trans não são "mulheres de verdade"

Ex-atleta e celebridade transgênero defendeu o retorno de testes de identificação sexual em atletas: "seres humanos não podem mudar seu sexo biológico"

Caitlyn Jenner (Foto: Getty Images)
Caitlyn Jenner (Foto: Getty Images)

Caitlyn Jenner voltou a causar polêmica ao afirmar que mulheres transgênero não não "mulheres de verdade". A afirmação veio em um artigo do The Telegraph em que a ex-atleta, medalhista de ouro no decatlo nas Olimpíadas de 1976 em Montreal, falou sobre a própria experiência como mulher trans, manifestando-se contra a inclusão de pessoas transgênero nos esportes.

"Eles ficam dizendo: 'oh, eu sou uma mulher de verdade, eu sou uma mulher de verdade', e eu respondo: 'não, você não é'", disse a ex-atleta. Ela explicou: "eu vou usar seu pronome de preferência, você pode usar vestidos, fazer tudo o que quiser, tudo bem, não tenho nada contra isso, mas biologicamente você ainda é um homem".

+++ LEIA MAIS: Elliot Page é o primeiro homem trans na capa da revista TIME: 'Sou totalmente quem sou'

Caitlyn Jenner (Foto: Thomas Niedermueller/ Getty Images)

O artigo abre uma discussão entre Jenner e Sharron Davies, outra ex-nadadora olímpica famosa por suas opiniões contra a inclusão de pessoas trans no esporte. Jenner, que causou comoção ao identificar-se publicamente como mulher em 2015, relembrou dos testes de identificação de gênero a que atletas eram submetidos enquanto competia:

"Tenho um pequeno cartão de 1976 que era um teste de sexo, e era tão simples, eles apenas passavam um pequeno cotonete em sua boca uma vez na vida, porque seres humanos não podem mudar seu sexo biológico", disse.

+++ LEIA MAIS: Pedro Bial se desculpa por fala transfóbica: 'Jamais foi minha intenção'

Segundo Jenner, ela estaria insistindo pelo retorno de testes assim no esporte, pois, segundo ela, se "continuarmos assim, será basicamente o fim do esporte feminino como o conhecemos".

A ex-atleta ainda falou que, mesmo como alguém que passou por transformações hormonais, ela ainda é "geneticamente homem".

"Eu mudei todos os meus documentos, até minha certidão de nascimento, então tecnicamente sim, sou mulher, mas por outro lado eu seu que não sou."