Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Casa Branca faz homenagem ao soul de Memphis

O presidente norte-americano Barack Obama celebrou o R&B, blues e rock & roll

Rolling Stone EUA Publicado em 10/04/2013, às 14h18 - Atualizado às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barack Obama - AP
Barack Obama - AP

Barack e Michelle Obama fizeram uma homenagem ao soul de Memphis na nova edição da "In Performance at the White House", celebrando a cidade do Tennessee que uniu negros e brancos por meio da música, apesar da segregação e o racismo na década de 1960. "Essas músicas fazem a gente ir dançar”, disse Obama. "Elas grudam na cabeça, a gente ouve de novo e de novo. E elas tiveram um papel importante na nossa história.”

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

De acordo com a agência de notícias Associated Press, Obama destacou como negros e brancos misturaram soul, gospel e R&B para “fazer uma ponte entre essas divisões, para criar um pouco de harmonia com harmonia”. O presidente mencionou Booker T. Jones e Steve Cropper pelo papel deles em formar uma das primeiras bandas integradas de Memphis. "Eles não podiam ir para a escola juntos. Eles nem sempre podiam viajar e comer juntos”, disse Obama. "Mas ninguém poderia impedi-los de fazer musica juntos.”

"O som de ‘Soulsville’,EUA, uma música que, em seu núcleo, trata da dor de estar sozinho, o poder da conexão humana e a importância de tratarmos bem uns aos outros", ele continuou.

As performances da noite contaram com Sam Moore, do duo Sam and Dave, junto aos finalista da temporada 11 do American Idol Joshua Ledet, que interpretaram "Soul Man", e Justin Timberlake e Cropper com uma versão da música de Otis Redding "(Sittin' On) the Dock of the Bay". Alabama Shakes, Ben Harper, Cyndi Lauper, Charlie Musselwhite, Mavis Staples, Queen Latifah e William Bell também se apresentaram, sendo que Latifah fez o papel de hostess e Jones atuou como bandleader. Al Green estava escalado para a noite, mas teve que desistir na última hora por causa de uma lesão nas costas.

A PBS vai exibir o especial, na TV norte-americana, no dia 16 de abril.