Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cat Power "não quer que você leia este livro", diz biógrafa da artista

Cantora fez de tudo para dificultar a produção do livro A Good Woman, afirma a autora Elizabeth Goodman

Da redação Publicado em 12/06/2009, às 02h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>A Good Woman</i>: a biografia que Cat Power preferia manter inédita - Reprodução/ MySpace
<i>A Good Woman</i>: a biografia que Cat Power preferia manter inédita - Reprodução/ MySpace

"Chan Marshall não quer que você leia este livro." Marshall, para quem não sabe, também atende por Cat Power. E a censura da cantora foi delatada na primeira linha de A Good Woman, biografia escrita pela jornalista Elizabeth Goodman - e que Cat Power preferiria manter a salvo dos olhos do público, segundo a autora.

Em entrevista ao site de cultura Flavorwire, Goodman - que batizou o livro a partir da música homônima da artista, que se apresenta no Brasil mês que vem - defende a tese de que Cat Power sempre foi bastante seletiva para falar de seu passado. Pudera: a cantora e compositora é conhecida por sua personalidade retraída e por não ser exatamente a estrela mais bem comportada no palco - tanta instabilidade levou a revista New Yorker a atestar a dificuldade de "descrever um 'evento' da Cat Power como concerto".

Assim que soube do projeto de Goodman, a cantora de 37 anos ligou para todo mundo com uma súplica: não mencionar nada sobre seu passado. À época do lançamento de seu álbum mais recente de inéditas, o já antigo The Greatest (em 2008, dois anos depois, saiu o disco de covers Jukebox), ela relacionou o comportamento errático a problemas com álcool.

Ex-editora da recém-extinta revista Blender (que agora tem apenas versão online), Goodman explicou que sua intenção foi comemorar a evolução da biografada, começando pela infância pouco serena em Atlanta (EUA). Para isso, fez "uma boa pesquisa" até chegar a familiares e amigos, encontrados em sua maioria pela internet. Mas encontrou forte resistência do alvo de suas investigações. A respeito disso, viu um saldo irônico, porém positivo: "Me forçou a ser uma jornalista melhor".

Goodman teve de ir à caça de fontes secundárias justamente porque Marshall não se mostrava aberta a papo. "Ela não estava se fazendo disponível como fonte sobre grandes eventos que deveriam ter sido reconstituídos com sua narrativa." O jeito, portanto, foi cavar até encontrar quem estivesse disposto a falar sobre a investigada. Outra ironia, aponta a autora, foi que a falta de cooperação auxiliou para que o maior medo de Cat Power se concretizasse: um livro contado à sua revelia, sem que ela participasse na remontagem de capítulos definitivos de sua vida.

Desde o lançamento da biografia, em abril, a jornalista não ouviu uma palavra da cantora. Se Marshall leu ou não o livro? Goodman não sou responder. Mas disse que não ficaria surpreendida se a resposta fosse positiva. "E isso é o mais interessante a respeito dela, e um tema capital [em A Good Woman]. Chan é, ao mesmo tempo, uma exibicionista e tem uma personalidade patologicamente tímida. Sua porção exibicionista provavelmente quer ler. E a retraída garota do Sul que existe dentro dela - que só quer ser uma mamãe - provavelmente ficaria aterrorizada [com a obra]."