Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Charlie Brown Jr.: Jornalista lança biografia sobre Champignon

Escrito por Pedro de Luna, o livro sobre a vida de Champignon será lançado no sábado, 10, exatos nove anos depois da morte do baixista

Redação Publicado em 09/09/2022, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Champignon no Altas Horas, em 2013 (Foto: Reprodução/ Youtube)
Champignon no Altas Horas, em 2013 (Foto: Reprodução/ Youtube)

No próximo sábado, 10, o escritor e jornalista Pedro de Luna irá lançar seu mais novo projeto, uma biografia sobre Champignon, o fundador da banda paulista Charlie Brown Jr. Intitulado Champ: a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr, o lançamento chega um dia depois do aniversário da morte do artista.

Também responsável pela biografia da banda Planet Hemp, Pedro de Luna trabalhou no livro sobre a vida de Champignon durante dois anos e entrevistou cerca de 50 pessoas, entre amigos, fãs e parceiros de música do baixista. Para que o projeto saísse do papel, o jornalista ainda organizou duas campanhas de financiamento coletivo.

“Escrever sobre o Champignon seria uma oportunidade não só de eu conhecer mais sobre esse cara, mas também de pesquisar sobre o Charlie Brown, que não existe um livro sobre eles até hoje. Também era uma oportunidade de mergulhar na própria cena (musical) de Santos”, revelou Pedro de Luna, em entrevista ao Hypeness, em 2021.

+++LEIA MAIS: 9 anos sem Champignon: músicas do Charlie Brown Jr. em que o destaque é o baixo [LISTA]

Nascido em Santos, em meados de 1978, Luiz Carlos Leão Duarte Júnior apaixonou-se pela música quando ainda era muito pequeno. Já adolescente, após integrar diversas bandas da Baixada Santista, recebeu o apelido de Champignon e, aos 12 anos, conheceu o vocalista Chorão, com quem fundou o famoso Charlie Brown Jr.

Amigos para além da música, os dois artistas faleceram no mesmo ano. No dia 6 de março de 2013, Chorão foi encontrado morto em seu apartamento, vítima de uma overdose de cocaína. Em 09 de setembro, Champignon cometeu suicídio.

Exatos nove anos depois, então, a biografia do baixista será publicada por Pedro de Luna. E, como parte do lançamento, o jornalista realizará uma sessão de autógrafos neste sábado, 10, à partir das 18h, no Espaço 13, em São Paulo.

+++LEIA MAIS: O que viúvas de Chorão e Champignon, Grazi Gonçalves e Claudia Bossle, acharam de Chorão: Marginal Alado?


Chorão: Marginal Alado

Em 2021, chegou aos cinemas o documentário Chorão: Marginal Alado, que retrata a vida do Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., com imagens inéditas e depoimentos de pessoas do convívio do cantor. Um dos pontos abordados pelo filme é justamente a relação do cantor com o baixista Champignon, vivida entre momentos altos e baixos. Atualmente, o filme está disponível em plataformas digitais como NOWGoogle PlayApple TV e Vivo Play.