Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Polêmica

ChatGPT vai parar de usar voz de IA parecida com Scarlett Johansson

Segundo acusações, voz do chatbot Sky tem bastante semelhança com atuação de Scarlett Johansson no filme Ela (2013), de Spike Jonze

Scarlett Johansson (Foto: Leon Bennett/Getty Images)
Scarlett Johansson (Foto: Leon Bennett/Getty Images)

Empresa responsável pela criação do ChatGPT, OpenAI anunciou a retirada de Sky, voz de Inteligência Artificial (IA), após Scarlett Johansson entrar com ação legal contra a tecnologia.

Vale lembrar como Sky, chatbot que lia respostas para os usuários do ChatGPT, foi acusada de ter semelhanças com a atuação de voz da atriz em Ela (2013), filme dirigido por Spike Jonze e também estrelado por Joaquin Phoenix.

+++LEIA MAIS: O dia em que Scarlett Johansson 'quase chorou' após vaias a Sob a Pele

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a artista explicou como uma equipe jurídica a assessorou para enviar cartas a Sam Altman, CEO da OpenAI, e à empresa para esclarecer como haviam criado a voz de IA em questão. Por conta disso, a empresa "concordou a contragosto retirar a voz Sky," apesar de negar as semelhanças com Johansson.

Como a atriz alegou, OpenAI entrou em contato com ela, em setembro de 2023, com uma oferta de Altman para ela emprestar a voz ao sistema de IA, sob a justificativa de que esse elemento de Sky seria "reconfortante para as pessoas." Ela rejeitou a proposta por motivos pessoais.

Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral perceberam o quanto o novo sistema chamado Sky soava como eu.

+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson relembra reencontro 'terapêutico' com Bill Murray após 10 anos

Além disso, Scarlett Johansson relembrou como, dois dias antes do lançamento da versão 4.0 do ChatGPT, o executivo da empresa entrou em contato com o empresário dela com um pedido para eles reavaliassem a proposta.

Em resposta, OpenAI comentou como as novas versões da tecnologia foram "cuidadosamente selecionadas por meio de um extenso processo que durou cinco meses, e envolveu dubladores profissionais, agências de talentos, diretores de elenco e consultores da indústria," assim como Sky tem nenhuma pretensão de "imitar" alguma celebridade dos EUA.

Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz característica de uma celebridade.

+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson recebeu salário inusitado por Asteroid City; entenda