Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Christopher Nolan pode não participar da sequência de Batman

Rumores dão conta que cineasta teria se abalado com a morte de Heath Ledger; ainda que volte ao posto de diretor, filme só sairia em pelo menos três anos

Da redação Publicado em 19/06/2009, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Christopher Nolan pode não estar à frente do novo filme da franquia Batman, precedida por Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas. Os rumores de que o cineasta teria abandonado o projeto começaram quando o site Batman On Film - tido como fonte confiável pela imprensa internacional - anunciou que Nolan dificilmente retomaria o posto de diretor no próximo capítulo da saga.

O primeiro motivo listado é a morte do ator Heath Ledger, em janeiro de 2008, seis meses antes de o filme estrear (o papel rendeu-lhe um Oscar póstumo de ator coadjuvante). Abalado, Nolan estaria relutante em dirigir o terceiro Batman do século 21.

Entrevistado pelo site IGN sobre sua nova série de TV, Flash Forward, o roteirista David Goyer - que trabalhou ao lado do diretor nas duas produções anteriores - não mencionou a morte de Ledger como um dos fatores que poderia atrapalhar a volta de Nolan à direção da franquia. O que, aí sim, pode pelo menos adiar até 2012 o novo Batman é o compromisso de Nolan com Inception, uma ficção científica "baseada na arquitetura da mente", de acordo com os estúdios Warner Bros. O elenco do filme traz Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Ken Watanabe, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard, entre outros.

"Acredito que [Nolan] disse que, se achássemos uma história que o deixasse satisfeito, ele retornaria. E, infelizmente, em respeito a Chris [Nolan]... Ah, você sabe, fale com ele depois de terminadas [as filmagens] de Inception, que acabaram de começar", disse Goyer. O roteirista confirmou, ainda, estar em contato com o cineasta para pensar em ideias para o sucessor de O Cavaleiro das Trevas.

No começo do ano, o produtor Michael Uslan revelou planos de lançar a produção em 2011, com Christian Bale confirmado no papel do herói. Mas a fonte do site Batman On Film descarta a hipótese. Ter o novo capítulo em 2012 seria uma estimativa otimista, inclusive. "Eles até dizem que [o filme] não sai até pelo menos 2013."

Bale, já com contrato assinado para reprisar o papel do personagem originado dos quadrinhos da DC Comics, contou ao site Total Film, em abril, que o diretor ainda não havia feito o mesmo. "Ficarei com problemas se ele disser que não quer fazê-lo!"