Christopher Nolan pode não participar da sequência de Batman

Rumores dão conta que cineasta teria se abalado com a morte de Heath Ledger; ainda que volte ao posto de diretor, filme só sairia em pelo menos três anos

Da redação Publicado em 19/06/2009, às 15h12

Christopher Nolan pode não estar à frente do novo filme da franquia Batman, precedida por Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas. Os rumores de que o cineasta teria abandonado o projeto começaram quando o site Batman On Film - tido como fonte confiável pela imprensa internacional - anunciou que Nolan dificilmente retomaria o posto de diretor no próximo capítulo da saga.

O primeiro motivo listado é a morte do ator Heath Ledger, em janeiro de 2008, seis meses antes de o filme estrear (o papel rendeu-lhe um Oscar póstumo de ator coadjuvante). Abalado, Nolan estaria relutante em dirigir o terceiro Batman do século 21.

Entrevistado pelo site IGN sobre sua nova série de TV, Flash Forward, o roteirista David Goyer - que trabalhou ao lado do diretor nas duas produções anteriores - não mencionou a morte de Ledger como um dos fatores que poderia atrapalhar a volta de Nolan à direção da franquia. O que, aí sim, pode pelo menos adiar até 2012 o novo Batman é o compromisso de Nolan com Inception, uma ficção científica "baseada na arquitetura da mente", de acordo com os estúdios Warner Bros. O elenco do filme traz Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Ken Watanabe, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard, entre outros.

"Acredito que [Nolan] disse que, se achássemos uma história que o deixasse satisfeito, ele retornaria. E, infelizmente, em respeito a Chris [Nolan]... Ah, você sabe, fale com ele depois de terminadas [as filmagens] de Inception, que acabaram de começar", disse Goyer. O roteirista confirmou, ainda, estar em contato com o cineasta para pensar em ideias para o sucessor de O Cavaleiro das Trevas.

No começo do ano, o produtor Michael Uslan revelou planos de lançar a produção em 2011, com Christian Bale confirmado no papel do herói. Mas a fonte do site Batman On Film descarta a hipótese. Ter o novo capítulo em 2012 seria uma estimativa otimista, inclusive. "Eles até dizem que [o filme] não sai até pelo menos 2013."

Bale, já com contrato assinado para reprisar o papel do personagem originado dos quadrinhos da DC Comics, contou ao site Total Film, em abril, que o diretor ainda não havia feito o mesmo. "Ficarei com problemas se ele disser que não quer fazê-lo!"