Cineasta James Cameron mergulha no ponto mais profundo da Terra

Trata-se da primeira expedição solo da história ao local, que fica no oceano Pacífico

Redação Publicado em 26/03/2012, às 12h42 - Atualizado às 13h14

James Cameron
AP

O cineasta James Cameron, que entrou para a história da sétima arte ao realizar obras como Titanic e Avatar, agora faz parte da história das expedições. Cameron concluiu o primeiro mergulho solo ao ponto mais profundo conhecido na Terra, o fundo da Fossa das Marianas, que fica no oceano Pacífico, a sudoeste de Guam. As informações foram divulgadas pela National Geographic Society, que supervisiona a expedição.

James Cameron foi entrevistado pela Rolling Stone Brasil no P&R da edição 49/outubro de 2010. Leia aqui

Ele encarou a aventura a bordo de um submarino especialmente projetado (foto). O local, conhecido como Challenger Deep, chega a uma profundidade de quase 11 quilômetros abaixo da superfície do mar. Ele alcançou a meta às 19h de domingo (horário de Brasília, 8h no horário local) e disse no Twitter que "chegar ao fundo nunca foi tão bom. Não vejo a hora de compartilhar o que estou vendo com vocês".

Anteriormente, esse que é conhecido como o ponto mais baixo da Fossa das Marianas, foi atingido somente uma vez, em 1960, pelo tenente da Marinha norte-americana Don Walsh, que estava ao lado do oceanógrafo suíço Jacques Piccard.

Cameron passou três horas lá no fundo para coletar amostras de pesquisa para biologia marinha, geologia e geofísica, além de ter registrado tudo em foto e vídeo.