Cineasta dos EUA produz o primeiro documentário sobre mulheres grafiteiras das Américas

Filmado em vários países, entre eles México, Porto Rico, Brasil e Estados Unidos, o longa foi viabilizado por financiamento coletivo

Redação Publicado em 23/07/2016, às 09h59

Street Heroines
Reprodução

Ao longo de três anos e meio, a norte-americana Alexandra Henry percorreu cidades como Nova York, Quito, Buenos Aires e São Paulo coletando depoimentos de mulheres grafiteiras e artistas de rua. Com o material reunido, a cineasta lançará o primeiro documentário sobre a presença feminina na subcultura do grafite.

O projeto da cineasta foi viabilizado graças a uma campanha criada, no final de junho, no site de financiamento coletivo Kickstarter. As contribuições, que se encerraram nesta sexta-feira, 8, ultrapassaram aproximadamente US$ 2 mil da meta inicial, estipulada em US$ 53 mil.

Intitulado Street Heroines, o filme compila entrevistas de artistas contemporâneos, além de personalidades como Lady Pink – tida como a primeira mulher a grafitar vagões de trem em Nova York, nos anos 1980 – e a fotojornalista e fotógrafa de rua Martha Cooper, bastante conhecida por dar visibilidade ao movimento.

LEIA TAMBÉM

Artista mistura grafite e reciclagem em série artística

Australiano faz grafite com fitas adesivas

Beleza na fuligem

“Esse documentário multigeracional busca empoderar mais mulheres para que elas possam explorar suas tendências artísticas e continuem promovendo mudanças sociais”, declara a cineasta na campanha do projeto.

Assista ao trailer abaixo.

Official Trailer - STREET HEROINES A Film By Alexandra Henry-HD from simone cassas on Vimeo.