Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Clipe de "Thriller", de Michael Jackson, será preservado no Congresso dos EUA

Clipe-curta de Michael Jackson integra leva de 25 filmes que se juntam ao acervo audiovisual da Biblioteca do Congresso norte-americano

Da redação Publicado em 30/12/2009, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O videoclipe de "Thriller", estrelado por Michael Jackson em 1983, vai entrar para a história dos Estados Unidos - desta vez, em caráter oficial.

Dirigido por John Landis, o clipe-curta de 14 minutos - que em 2006 entrou para o Guinness pelo recorde de clipe mais bem sucedido de todos os tempos - está na lista de 25 títulos que serão integrados ao Registro Nacional de Filmes. O arquivo faz parte da Biblioteca do Congresso norte-americano, sob cuidado do bibliotecário James H. Billington, em Washington, D.C.

Anunciada na quarta, 29, a seleção de filmes rebobina a 1911, com o filme mudo Little Nemo, e chega a 1995, com Scracht and Crow, um curta de animação feito por Helen Hill. As informações são do site da revista The Hollywood Reporter.

Outros títulos incluídos na lista: Um Dia de Cão (1975), O Incrível Homem Que Encolheu, clássico de 1957 da ficção científica, Muppets - O Filme (1979) e Era Uma Vez no Oeste (1968).

A nova leva aumenta para 525 o número de obras no arquivo - oficializado em 1989 com o objetivo de preservar filmes representativos na cultura do país. Constam no Registro Nacional de Filmes, basicamente, longas, a exemplo de A Lista de Schindler, 2001 - Uma Odisseia no Espaço e Cidadão Kane. "Thriller" é o primeiro clipe musical incluído no acervo.

Todo ano, o bibliotecário do congresso, James H. Billington, indica 25 produções com importância "cultural, histórica e estética" para se juntarem ao acervo. Não se trata de uma curadoria para escolher "os melhores" filmes estadunidenses de todos os tempos, e sim os mais marcantes na cultura do país.

O Registro Nacional de Filmes tenta, agora, contornar os direitos autorais para garantir a plena inserção de "Thriller". Já tem uma cópia de 1984 do filmete sob seu poder - a ideia é conseguir mais uma para preservação.