Coldplay bate recorde de vendas de álbuns digitais nos EUA

Banda britânica é a primeira a atingir a marca de um milhão de álbuns vendidos na rede, apenas em solo norte-americano

Da redação Publicado em 17/07/2009, às 12h41

O Coldplay é o mais novo recordista em vendas de álbuns digitais nos Estados Unidos. A banda britânica é a primeira a vender mais de um milhão de discos completos na internet apenas em território norte-americano, revela pesquisa realizada pela consultoria Nielsen SoundScan.

No total, Chris Martin e seus companheiros tiveram 1.358.000 discos comprados via web (foram contabilizados os quatro discos de estúdio da banda, uma compilação ao vivo e um EP). De acordo com a gravadora EMI, o grupo vendeu mais de dois milhões de títulos digitais ao redor do mundo.

Viva La Vida or Death and All His Friends, de 2008, se tornou ainda o lançamento digital que mais vendeu desde que a Nielsen SoundScan. O disco foi o mais vendido de 2008, com 6,8 milhões de cópias adquiridas no mundo todo (o número engloba cópias físicas e digitais).

Clipe novo

Nesta semana, o Coldplay divulgou um trecho do clipe da música "Strawberry Swing, que será oficialmente lançado no dia 20 de julho, no site Babelgum.com. Martin encarna um super-herói na produção assinada pelo coletivo artístico Shynola.