Começa hoje 19º Festival de Curtas de SP

Com o tema "Política Viva", mostra exibe 381 filmes de 54 países na capital

Da redação Publicado em 21/08/2008, às 11h34 - Atualizado às 11h40

Cena de Megatron, da romena Marian Crisan, que narra a história de um garoto que tenta encontrar seu pai em Bucareste
Divulgação

Começa hoje a 19ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Neste ano, o evento acontece sob o tema "Política Viva", com mostras especiais sobre o maio de 1968 e curtas militantes da década de 80. Ao todo, serão exibidos 381 filmes (dos quais 106 são brasileiros) de 54 países. A mostra termina em 29 de agosto.

O festival foi dividido em seis programações, cada uma subdivida em categorias: Programas Brasileiros, Mostra Internacional, Mostra Latino Americana, Mix Brasil, Programas Especiais e Atividades Paralelas (incluindo uma mostra de filmes produzidos nas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual).

Um dos destaques é a mostra Carta Branca ao Submarino Vermelho, com filmes de cunho político. A curadoria é do coletivo que nomeia a mostra, formado por estudantes de cinema. Entre os filmes estão Maranhão 66, de Glauber Rocha (filme encomendado por José Sarney, logo após ser eleito governador do Maranhão em 1966) e Liberdade de Imprensa, de João Batista de Andrade (primeiro filme do cineasta, sobre a imprensa após o golpe militar de 1964). A série Maio de 68, produzida para a TV, mais curtas produzidos por estudantes, também integram a programação.

Na Mostra Internacional estão Megatron, ganhador da Palma de Ouro em 2005, e Um Bom Dia para Nadar, que levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2008. Na Mix Brasil, com filmes que retratam o universo gay, estão dois filmes protagonizados por Phedra D. Córdoba, do grupo paulista Satyros: o doc Phedra e a ficção Os Sapatos de Aristeu.

Uma retrospectiva do cineasta argentino Gustavo Taretto será apresentada no programa Cinema e Espaço Urbano. Taretto estará presente na exibição de seus filmes durante o festival.

Clique aqui para conhecer a programação completa, com as salas de cinema e os horários de exibição de cada filme.