Convocados por Zack de la Rocha, artistas protestam contra lei de imigração do Arizona

The Sound Strike, organizado pelo vocalista do Rage Against the Machine, consiste no boicote de músicos para shows no estado; Michael Moore, Kanye West e Sonic Youth integram lista

Da redação Publicado em 02/06/2010, às 12h46

Zack de la Rocha organiza o Sound Strike contra nova lei de imigração do Arizona; nesta foto, Zack lidera uma marcha antiguerra, em agosto de 2008
AP

O frontman do Rage Against the Machine, Zack de la Rocha, convocou um grupo para protestar contra a nova lei de imigração do estado norte-americano do Arizona. Junto a ele estão nomes como Michael Moore, Kanye West e Sonic Youth.

Os atuais protestos no estado estão ocorrendo acerca da nova lei de imigração aprovada, que dá aos policiais do Arizona amplo poder de abordar pessoas suspeitas de estarem ilegais na região, sem necessitar de provas - fato que pode levar, acreditam os protestantes, a um abuso de autoridade, entre outros problemas.

O ato organizado pelo vocalista consiste no boicote dos artistas, que não se apresentarão no estado até que a lei SB 1070, promulgada pela governadora republicana Jan Brewer em 23 de abril, seja alterada. O movimento foi intitulado The Sound Strike e o grupo organizou uma petição, disponível no site Thesoundstrike.net.

"Muitos de nós cresceram lidando com discriminação racial, mas esta lei leva a questão a uma nova discussão", escreveu o vocalista do Rage Against the Machine. "Se outros estados seguirem a mesma direção tomada pelo governo do Arizona, retrocederemos a uma realidade anterior a dos direitos civis. Essa lei perversa veio do mesmo governo do Arizona que se recusou a reconhecer o dia de Martin Luther King Jr. como feriado nacional."

Veja abaixo a lista dos artistas que integram, até o momento, o Sound Strike:

Cypress Hill

Juanes

Conor Oberst

Los Tigres del Norte

Rage Against The Machine

Cafe Tacvba

Michael Moore

Kanye West

Calle 13

Joe Satriani

Serj Tankian

Rise Against

Ozomatli

Sabertooth Tiger

Massive Attack

One Day as a Lion

Street Sweeper Social Club

Spank Rock

Sonic Youth

Tenacious D