Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dave Grohl confirma novo disco do Foo Fighters e detalha série na HBO

O músico vai apresentar, produzir e dirigir programas sobre oito estúdios lendários dos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 15/05/2014, às 15h24 - Atualizado às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl - John Shearer/AP
Dave Grohl - John Shearer/AP

Um dia depois de Paul Brannigan, biógrafo de Dave Grohl, revelar os planos do frontman do Foo Fighters de apresentar e produzir a própria série na HBO, o próprio vocalista deu detalhes do programa.

Dave Grohl diz o que sentiu ao ouvir pela primeira vez o disco Superunknown, do Soundgarden.

O ex-baterista do Nirvana vai dirigir a série, que ainda não tem nome, além de apresentar, visitando lendários estúdios em oito cidades norte-americanas: Chicago, Austin, Nashville, Los Angeles, Seattle, Nova Orleans, Washington D.C. e Nova York. Os programas vão coincidir com o aniversário de 20 anos do Foo Fighters, e também com o lançamento de um novo disco. Grohl confirmou que o álbum sairá no segundo semestre deste ano.

O músico gravou uma canção em cada cidade, fazendo parcerias com artistas icônicos, como Paul Stanley (Kiss), Nancy Wilson (Heart), Joe Walsh (The Eagles) e Ian MacKaye (Fugazi). Como Grohl anunciou em comunicado, ele deixou para escrever as letras de cada música nos dias anteriores aos de gravação “para ser inspirado pelas experiências, entrevistas e personalidades que fizeram parte do processo”. O vocalista disse que a nova série, prevista também para o segundo semestre, será uma “carta de amor à história da música norte-americana”, em qual cada episódio busca resgatar a identidade da respectiva cidade.

Nirvana: os bastidores e detalhes da reunião.

A lista completa de estúdios ainda será revelada, mas Brannigan disse que o Electrical Audio, de Steve Albini, em Chicago, o Rancho de la Luna, na Califórnia – onde o Queens of the Stone Age e o Arctic Monkeys já gravaram discos – e o Inner Ear, em Washington DC, estão entre eles.

A série é uma expansão de Sound City, o documentário dirigido e produzido por Grohl no ano passado, focado no famoso estúdio de Los Angeles que dá nome ao filme.

Novo disco

“Nós estamos gravando em vários lugares diferentes, mas temos metade das gravações prontas. Está indo bem”, disse o produtor Butch Vig disse no mês passado sobre as gravações do novo disco do Foo Fighters. Ele completou: “Soa diferente, nós fizemos algumas misturas que darão ao disco um som e uma sensação diferentes. É um desafio, mas é também bem empolgante”.

Dave Grohl diz que tem esperanças para o futuro da música pop por causa de Lorde.

A avaliação do produtor esteve de acordo com a descrição do próprio Grohl. Segundo ele disse à Rolling Stone EUA no ano passado: “Estamos fazendo algo que ninguém sabe, e é empolgante. Começamos a gravar cedo, mas estamos fazendo isso de uma maneira que ninguém havia feito anteriormente”.