Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diego Luna dirigirá Abel

Ator mexicano faz sua estreia como diretor de ficção

Da redação Publicado em 24/08/2009, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Diego Luna, ator mexicano de O Búfalo da Noite e Milk - A Voz da Igualdade, dirigirá sua primeira ficção, Abel, informou o site da revista Variety.

O filme terá produção da Canana Films, que também tem como sócio o amigo Gael Garcia Bernal, com quem Luna atuou em E Sua Mãe Também (2001) e Rudo y Cursi (2008). Pela mesma produtora, Bernal lançou Déficit, sua estreia como diretor, em 2007.

Cria de John Malkovich, a Mr. Mudd (Juno, Uma Escola de Arte Muito Louca) dividirá os créditos de produção em Abel.

Contado sob a perspectiva de uma criança, o drama familiar terá no elenco José Maria Yazpik, conterrâneo do diretor. Os dois já atuaram juntos em diversos filmes, como Nicotina (2003) e Solo Quiero Caminar (2008).

Luna já tomou as rédeas da direção em J.C. Chávez, documentário sobre o boxeador mexicano Julio César Chávez.

Rodado no estado de Aguascalientes (México) e com roteiro de Augusto Mendoza, Abel tem orçamento nanico, comparado aos padrões hollywoodianos: 35 milhões de pesos, o que equivale a aproximadamente US$ 2,7 mi, ou R$ 5 mi. A captação de recursos estatais para a produção não passou sem polêmica no México - o ator não precisaria de ajuda governamental, defendem alguns críticos, já que seu nome possui força internacional.