Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco de Kanye West pode ter segunda parte, diz Rick Rubin

Produtor revelou que Yeezus é apenas metade do trabalho que fez com o rapper

Rolling Stone EUA Publicado em 28/06/2013, às 11h29 - Atualizado às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rick Rubin - AP
Rick Rubin - AP

Quando Kanye West pediu a Rick Rubin ajuda para concluir o disco Yeezus, o veterano produtor não achou possível dentro da data estipulada pelo rapper. “Para mim, parecia impossível o que ele pedia”, disse Rubin ao The Daily Beast. “Lembro que não me sentia bem aquele dia, e pensava: ‘É a música que está me deixando doente? Não me sinto bem sobre isso’.”

Depois que Kanye entregou um material bruto do álbum que Rubin achou que fosse para o próximo ano, o produtor passou duas semanas agitadas para ajudar o rapper a terminar o disco dentro do prazo que se encerrava em apenas cinco semanas. “Trabalhamos cerca de 15 ou 16 dias, com horas extras, sem descanso. Estava em pânico o tempo todo”, disse.

O álbum bruto tinha cerca de três horas e meia de duração, disse Rubin, e West tinha a intenção de fazer 16 faixas. Rubin sugeriu que esta quantidade diminuísse. “Naquele primeiro dia, antes mesmo de que ele me pedisse para eu trabalhar no projeto, eu disse: ‘Talvez você deva ser mais conciso. Talvez sejam dois discos. Talvez esta seja apenas a primeira metade”, disse Rubin. “Este foi o primeiro de alguns avanços. Kanye falou: ‘É para isso que eu vim aqui hoje! Podem ser dez faixas!”

No estúdio, os dois começaram desconstruindo as faixas para conseguir o material que Kanye procurava. Quando Rubin pediu para brincar com uma música, Kanye respondeu: “Pode, mas em vez de adicionar coisas, tente tirar”.

“Falamos muito sobre minimalismo”, continuou Rubin. “Minha casa é praticamente uma caixa branca vazia. Quando entramos ele disse: ‘Minha casa também é uma casa branca vazia!”