John Lennon será homenageado com série de lançamentos especiais

Oito álbuns remasterizados, coletâneas e caixas para colecionadores chegarão às lojas em outubro, quando o ex-beatle completaria 70 anos

Da redação Publicado em 30/06/2010, às 09h35

John Lennon: obra do ex-beatle será relembrada em série de lançamentos especiais
AP

Yoko Ono e a gravadora EMI vão celebrar o que seria o aniversário de 70 anos de John Lennon com uma série de relançamentos especiais. Oito discos solo do ex-beatle (digitalmente remasterizados), uma coletânea de greatest hits, duas caixas para colecionadores e raridades chegarão às lojas em 5 de outubro, quatro dias antes do aniversário de Lennon.

Os CDs (veja abaixo a lista) terão embalagem igual às originais, assim como aconteceu com o catálogo remasterizado dos Beatles, lançado em 2009. A versão física (também haverá arquivos digitais) dos álbuns poderá ser adquirida separadamente ou no box John Lennon Signature. A caixa ainda contará com quatro discos extras, com raridades e um EP com singles não lançados em álbuns e um livro de capa dura com fotos, poesia e trabalhos de arte de Lennon. Os textos do livro foram escritos por Anthony DeCurtis, editor-contribuinte da Rolling Stone EUA. Outro box, intitulado Guimme Some Truth, terá quatro CDs, separados por temas (veja abaixo), totalizando 72 músicas.

Double Fantasy, lançado menos de um mês antes da morte de Lennon (ele foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, pelo fã Mark Chapman), ganhou tratamento especial. Intitulada Double Fantasy Stripped Down, a nova versão foi "refinada", a fim de tirar excessos de produção. "A tecnologia avançou tanto que, inversamente, eu quis usar novas técnicas para destacar essas canções incríveis e a voz de John o máximo possível", afirmou Ono em um comunicado oficial. A viúva de Lennon trabalhou ao lado de Jack Douglas, coprodutor da obra original. Processo semelhante foi realizado por Paul McCartney em Let it Be... Naked, em 2003: Macca retirou uma série de efeitos usados pelo produtor Phil Spector, buscando um som mais limpo.

Yoko Ono também planeja eventos comemorativos em homenagem ao aniversário de Lennon. Novas informações devem ser divulgadas em breve no site oficial do músico.

A assessoria de imprensa da EMI informou à Rolling Stone Brasil que todos os produtos deverão chegar ao país na mesma época do lançamento nos Estados Unidos.

Confira abaixo a lista de discos relançados e os itens do box Guimme Some Truth:

John Lennon/Plastic Ono Band (1970)

Imagine (1971)

Some Time In New York City (1972)

Mind Games (1973)

Walls and Bridges (1974)

Rock 'n' Roll (1975)

Double Fantasy Stripped Down (2010) / Double Fantasy (1980)

Milk and Honey (1984)

Box Guimme Some Truth

Roots - As raízes rock de John e influências

Working Class Hero - As canções sócio-políticas de John

Woman - As músicas de amor de John

Borrowed Time - Músicas sobre a vida