Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Doc sobre John Hughes encontra distribuidor

Matt Austin-Sadowski, conhecido por interpretar o "Power Ranger verde", filmou sua road trip, em 2008, para encontrar o diretor de Curtindo a Vida Adoidado, morto na semana passada

Da redação Publicado em 11/08/2009, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Don't You Forget About Me não encontrava distribuidores até poucos dias atrás. Aconteceu, então, do cineasta John Hughes - tema do documentário - morrer no dia 6 de agosto, aos 59 anos. E aí tudo mudou para o filme do canadense Matt Austin-Sadowski, mais conhecido pelo papel de "Ranger verde" na encarnação de 2005 da franquia Power Rangers.

De acordo com o site da Variety, Austin acordou na sexta, dia seguinte à morte do diretor de Curtindo a Vida Adoidado e Gatinhas e Gatões, com um e-mail da CNN em sua caixa eletrônica. Poucas horas depois, os direitos para produzir a produção de baixo orçamento haviam sido adquiridos pela Alliance Films of Montreal, com um acordo não especificado para solo norte-americano.

Mais do que rever a vida do cineasta, nos moldes de uma cinebiografia, o doc segue uma road trip de Austin e seus produtores (Kari Hollend, Mike Facciolo e Lenny Panzer) até o subúrbio de Chicago, Illinois. Em 2008, o quarteto pegou uma van e foi à procura do "recluso Hughes", que teria desaparecido do mapa hollywoodiano em 1991, conforme aponta o cartaz do filme, encontrado no Facebook.

Foi nesse ano que Hughes dirigiu seu último filme, A Malandrinha. Nos anos seguintes dedicou-se sobretudo a roteiros - como a franquia Esqueceram de Mim, iniciada em 1990, e Beethoven, deslanchada dois anos depois.

A Variety destaca que a produção foi realizada sem dinheiro estatal, "algo extremamente raro no cinema canadense".

Aos 31 anos, Austin experimenta, ao mesmo tempo, satisfação por ter seu doc enfim reconhecido e amargura pelas condições em que isso se sucedeu. "Ele [Hughes] me inspirou como pessoa, passando por uma adolescência estranha, como muitas pessoas", disse. "Ele levava os assuntos do coração muito a sério, e nenhum outro diretor deu aos jovens esse tipo de tratamento naquela época."

Para Don't You Forget About Me (a referência vem de música homônima do Simple Minds, presente na trilha de Clube dos Cinco), o grupo entrevistou uma série de pessoas envolvidas nos projetos de Hughes. Entre elas, Mia Sara (namorada de Matthew Broderick em Curtindo a Vida Adoidado) e Molly Ringwald, espécie de musa do diretor (esteve em Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco e A Garota de Rosa-Shocking).