Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

E3: Continuações sem muita novidade

Nintendo repete as mesmas estratégias, enquanto estratégia da Microsoft é repetir

Gus Lanzetta Publicado em 06/06/2012, às 11h55 - Atualizado às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Still de <i>New Super Mario Bros. U</i>, com o clássico personagem encanador. Trata-se de um dos títulos de maior destaque da apresentação da Nintendo. - Reprodução/vídeo
Still de <i>New Super Mario Bros. U</i>, com o clássico personagem encanador. Trata-se de um dos títulos de maior destaque da apresentação da Nintendo. - Reprodução/vídeo

O segundo dia de E3 começou sem impressionar muito. A Nintendo fez sua apresentação mais curta em anos e, mesmo com um console novo, não mostrou nada surpreendente. O WiiU – sucessor do Wii, que contará com um controle que vem equipado de câmera, microfone, tela de toque e botões tradicionais – já havia sido revelado no ano passado. Porém, este foi o momento da empresa mostrar jogos que chegarão ao mercado com o aparelho. New Super Mario Bros. U e Pikmin 3 foram os títulos de maior destaque nesse sentido, mas não parecem oferecer nada especial por estarem no console que a Nintendo promete ser revolucionário.

Pikmin 3 abriu a apresentação da empresa e foi responsável por trazer Shigeru Miyamoto (criador das séries Donkey Kong, Zelda, Mario, entre outras) ao palco. Miyamoto é a grande personalidade da Nintendo e recebe ovações incomparáveis toda vez que aparece em um evento, mas se limitou a falar desse projeto e não anunciou nenhum novo The Legend of Zelda, que era esperado pelos fãs.

Provando ainda mais que a Nintendo está tentando repetir as mesmas estratégias que utilizou com o Wii, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, repetiu sua ironicamente memorável frase, “meu corpo está pronto”, para introduzir uma nova versão da ferramenta de exercícios Wii Fit.

Para manter uma imagem de empresa para os fãs dos blockbuster games, a Nintendo decidiu citar diversos projetos de empresas do ramo para o WiiU, mas a esmagadora maioria era composta de versões de jogos que já saíram para os consoles da Sony e da Microsoft, como Batman: Arkham City e Mass Effect 3.

Exclusividades que chamaram a atenção foram as da Ubisoft, empresa francesa que se deu bem com o Wii e parece estar fazendo como a Nintendo: repetindo a mesma estratégia de 2006. No caso da Ubi, isso significa fazer o primeiro jogo de ação violento do console – no passado foi Red Steel, nesse ano é ZombiU, jogo em primeira pessoa que se passa numa Londres infestada de zumbis.

O WiiU tem lançamento previsto para o final do ano, mas mesmo assim Fils-Aime não confirmou preço nem um dia certo para a chegada do hardware às lojas. Com tanto repeteco, é bem plausível que se repita a data de lançamento do Wii: o primeiro domingo de novembro. O que ficou confirmado foi a morte do Wii, o console que a Nintendo tem nas lojas nem citado foi. Assim como o Gamecube foi escondido num empoeirado sótão quando o Wii chegou, a Nintendo só quer que você pense no Wii para guardar seus Wii Remotes para utilizá-los no WiiU.

Assista a alguns vídeos dos games apresentados fim da matéria.

Microsoft

Halo 4 (veja o trailer abaixo) é a grande aposta da Microsoft nesse ano, tendo em vista que o mesmo rendeu até um evento separado e exclusivo para que jornalistas pudessem testá-lo. É uma aposta bem segura, já que o último lançamento da série “principal” de Halo (Halo 3, de 2007) quebrou recordes de venda. Porém, este é o primeiro título da franquia sendo desenvolvido pela 343 Studios, equipe que assumiu o leme após o rompimento da Bungie – empresa que criou Halo – com a Microsoft, detentora dos direitos sobre a série.

Pelo que foi mostrado e disponibilizado para testes na E3, poucos devem notar a mudança de equipes por trás do desenvolvimento do jogo. Tudo continua quase igual, de como o visual colorido das armaduras e equipamentos contrasta com as sempre presentes instalações e túneis cinzas, até o arsenal: um pot-pourri das armas que fizeram sucesso nos três primeiros jogos.

“Um novo planeta significa novos ambientes e ameaças em Halo 4”, prometeram os produtores do jogo durante a coletiva da Microsoft, na última segunda, 4, mas não parece ser o caso.

Com Halo 4, Gears of War: Judgement e Forza: Horizon chegando no final do ano, a Microsoft parece estar se “despedindo” em grande estilo do Xbox 360, já que os boatos indicam que, no fim do ano que vem, chegará ao mercado o seu sucessor.

Get More: GameTrailers.com, Halo 4 - E3 2012: Infinity Multiplayer Trailer, PC Games, PlayStation 3, Xbox 360

Get More: GameTrailers.com, New Super Mario Bros. U - E3 2012: Debut Announcement, PC Games, PlayStation 3, Xbox 360

Get More: GameTrailers.com, Pikmin 3 - E3 2012: Debut, PC Games, PlayStation 3, Xbox 360

Get More: GameTrailers.com, ZombiU - E3 2012: Debut Trailer, PC Games, PlayStation 3, Xbox 360