Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eagles considera a possibilidade de tomar medidas legais contra Frank Ocean

O artista de R&B do Odd Future fez um sample de “Hotel California” na música "American Wedding”

Rolling Stone EUA Publicado em 03/03/2012, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eagles - AP
Eagles - AP

A banda The Eagles está se manifestando contra o sample de "Hotel California" feito por Frank Ocean, um dos vocalistas do Odd Future. "American Wedding", que aparece na mixtape de 2011 de Ocean, Nostalgia, Ultra, pega emprestado de forma informal a melodia do hit que é a assinatura do Eagles – apesar de que na letra alternativa do cantor ele fala sobre “hijab e maridos poligâmicos”, mostrando uma diferença marcante em relação à original.

Após o vocalista do Eagles Don Henley ter, segundo foi noticiado, entrado em contato com Ocean esta semana e o ameaçado com um processo, Ocean comentou sobre o assunto em seu Tumblr. "Ele ameaçou processar se eu apresentar a faixa de novo. Eu acho isso do caralho. Acredito que se tocar no Coachella vai me custar bem caro... Eles também pediram para que eu divulgasse um comunicado expressando minha admiração pelo senhor Henley e que tirasse a gravação da internet o mais rápido possível." Ocean insistiu que estava prestando uma homenagem ao Eagles e frisou que tinha lançado Nostalgia, Ultra online e de graça.

O Eagles respondeu por meio do porta-voz da banda, Larry Solters:

“Frank Ocean não simplesmente ‘sampleou’ uma parte da música 'Hotel California', do Eagles; ele usou toda a faixa original, além da melodia da canção, e substituiu a letra por uma própria. Isso não é criativo, muito menos ‘intimidador’. É ilegal. Só para que conste, Don Henley não ameaçou ou tomou qualquer medida judicial contra Frank Ocean, mas o Eagles agora está pensando se deveria. Qualquer outra questão a respeito desse assunto deve ser feita ao Warner Music Group, já que essa é a entidade que é dona, atualmente, da gravação original, e que fez contato com os representantes de Frank Ocean a respeito dessa violação de direitos autorais.”