Elvis Costello, Jim James e Marcus Mumford apresentam música com “versos perdidos” de Bob Dylan; assista

Supergrupo New Basement Tapes tocou ao vivo pela primeira vez na noite de segunda, 10

Rolling Stone EUA Publicado em 11/11/2014, às 17h30 - Atualizado às 19h26

O New Basement Tapes, supergrupo formado por Elvis Costello, Jim James (My Morning Jacket), Marcus Mumford (Mumford and Sons), Taylor Goldsmith (do Dawes) e Rhiannon Giddens (Carolina Chocolate Drops)
Drew Gurian/AP

Elvis Costello tomou as rédeas do New Basement Tapes no The Tonight Show, na noite da última segunda, 10, comandando o supergrupo – formado também por Jim James (My Morning Jacket), Marcus Mumford (Mumford and Sons), Taylor Goldsmith (do Dawes) e Rhiannon Giddens (Carolina Chocolate Drops) – em “Lost on the River”, a faixa-título do recente tributo com raridades de Bob Dylan, Lost on the River: The New Basement Tapes.

Galeria: as oito maiores canções de Bob Dylan.

Com Rhiannon criando camadas melódicas sobre a voz trêmula de Costello, o New Basement Tapes navega suavemente pelo conto de amor salva-vidas de Dylan. Assim como em todas as canções da nova compilação, a letra de “Lost on the River” foi escrita por Dylan durante as famosas sessões Basement Tapes, do fim dos anos 1960.

As músicas, contudo, são completamente novas. “Lost on the River”, especificamente, é um doce número folk com transições orgânicas de blues, composto e arranjado pelo supergrupo durante as sessões recentes com o produtor T Bone Burnett.

Veja os dez maiores álbuns duplos de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

Ainda que Lost on the River: The New Basement Tapes tenha sido ideia original de Brunett, ele conseguiu a aprovação e permissão de Dylan para usar as letras antes de que a banda se juntasse para gravar as músicas. O disco ainda conta com participação especial de Johnny Depp, que toca guitarra em “Kansas City”.

Lost On the River: The New Basement Tapes foi lançado em 10 de novembro e ganhará um documentário no canal de TV Showtime chamado Lost Songs: The Basement Tapes Continued, que vai ao ar em 21 de novembro.

Bob Dylan queria fazer disco com Beatles e Rolling Stones em 1969; entenda a história.

Assista abaixo à performance de “Lost on the River”.