Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beyoncé é destaque do Europe Music Awards

Cantora texana sai com três troféus na premiação da MTV europeia; show do U2 no Portão de Brandemburgo causa controvérsia ao bloquear visão do público

Da redação Publicado em 06/11/2009, às 17h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beyoncé levou três prêmios para casa - AP
Beyoncé levou três prêmios para casa - AP

Atualizada às 17h45

Beyoncé repetiu no Europe Music Awards o sucesso que havia feito dois meses antes no VMA. A cantora texana voltou a receber três estatuetas numa premiação da MTV este ano, com a diferença de que, desta vez, dominou os holofotes: a cerimônia realizada em Berlim na quinta, 5, não teve episódio polêmico o bastante para rivalizar com o fora que Kanye West deu em Taylor Swift na festa da matriz norte-americana da emissora.

A grande vencedora do EMA levou para casa as estatuetas de melhor cantora, canção ("Halo") e vídeo ("Single Ladies"). Seu marido, o rapper Jay-Z, também não saiu de mãos vazias: foi eleito melhor artista urbano.

A filial europeia do canal não se preocupou em premiar artistas do continente: nas categorias principais, dominaram artistas norte-americanos, com exceção dos alemães do Tokio Hotel (grupo), dos britânicos do Placebo (grupo alternativo) e dos irlandeses do U2 (performance ao vivo).

A californiana Katy Perry assumiu como mestre de cerimônias pelo segundo ano consecutivo, trocando várias vezes o figurino, que remetia a Cabaret, filme com Liza Minelli que se passa na Berlim dos anos 30. A noite foi aberta por show do Green Day, seguido por Beyoncé, Jay-Z, Foo Fighters, U2, Shakira, Tokio Hotel e Leona Lewis.

Lady Gaga, líder de indicações junto aos roqueiros do King of Leon, saiu com um único prêmio: artista revelação (mais do que os roqueiros, que não levaram nada).

Berlim já havia sediado o EMA em 1994, mas o repeteco inédito não foi fruto do acaso. A cidade comemora, em novembro, 20 anos da queda do Muro de Berlim e da reunificação alemã, que serviu para tematizar a edição deste ano.

Para tanto, antes de a cerimônia começar, o grupo capitaneado por Bono fez um show em frente ao Portão de Brandemburgo, símbolo da divisão dos lados ocidental e oriental de Berlim - os membros do U2 se mudaram para a capital alemã, um ano após a queda da barreira, a fim de gravar Achtung Baby, que contém a música "One", inspirada no episódio que levou à reunificação da capital alemã.

Mas, ironicamente, o show foi pouco fiel ao ideário de derrubar fronteiras: a organização do evento ergueu uma enorme barreira, que bloqueou a visão do público em torno. A MTV distribuiu na internet 10 mil ingressos, que se esgotaram em menos de três horas.

Entre as seis músicas tocadas pelos irlandeses estava a politizada "Sunday Bloody Sunday". Durante a faixa, o rapper norte-americano Jay-Z se uniu à banda. Ele e Bono ainda interpretaram "Beautiful Day" e versos de "Get Up, Stand Up", de Bob Marley. O repertório contou ainda com "One", "Magnificent", "Vertigo" e "Moment of Surrender".

Os vencedores do EMA 2009 você confere a seguir (em negrito):

Melhor vídeo

"Single Ladies (Put A Ring On It)" - Beyoncé

"Circus" - Britney Spears

"We Made You" - Eminem

"Waking Up In Vegas" - Katy Perry

"She Wolf" - Shakira

Melhor canção

"Halo" - Beyoncé

"I Got A Feeling" - Black Eyed Peas

"When Love Takes Over" - David Guetta e Kelly Rowland

"Use Somebody" - Kings of Leon

"Poker Face" - Lady Gaga

Melhor apresentação ao vivo

Beyoncé

Green Day

Kings of Leon

Lady Gaga

U2

Melhor grupo

Black Eyed Peas

Green Day

Jonas Brothers

Kings of Leon

Tokio Hotel

Melhor artista revelação

Daniel Merriweather

La Roux

Lady Gaga

Pixie Lott

Taylor Swift

Melhor cantora

Beyoncé

Katy Perry

Lady Gaga

Leona Lewis

Shakira

Melhor cantor

Eminem

Jay-Z

Kanye West

Mika

Robbie Williams

Melhor artista urbano

Ciara

Eminem

Jay-Z

Kanye West

T.I.

Melhor banda de rock

Foo Fighters

Green Day

Kings of Leon

Linkin Park

U2

Melhor banda alternativa

Muse

Paramore

Placebo

The Killers

The Prodigy

Melhor performance mundial de palco

Coldplay

Kid Rock

Kings of Leon

Lady Gaga

Linkin Park

Melhor artista europeu

Deep Insight (Finlândia)

Dima Bilan (Rússia)

Doda (Polônia)

Lost (Itália)

maNga (Turquia)

Artista MTV Push

Florence & The Machine

La Roux

Pixie Lott

The Saturdays

Tinchy Stryder