Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Encontro de gerações

Gilberto Gil cantou clássicos de sua carreira em versões repaginadas pelo trio Macaco Bong no Auditório Ibirapuera

Por Leonardo Dias Pereira Publicado em 24/11/2010, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilberto Gil ao lado de Bruno Kayapy, guitarrista do trio Macaco Bong - Marcos Hermes
Gilberto Gil ao lado de Bruno Kayapy, guitarrista do trio Macaco Bong - Marcos Hermes

"Esta apresentação, como dizem no futebol, é o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo dos seminários. E o principal propósito é mostrar toda a diversidade da cultura musical brasileira", explicou Gilberto Gil quando o tempo regulamentar do espetáculo Futurível, em São Paulo, começava a se esgotar. Por "seminários" entenda-se o Fórum Internacional Geopolítica da Cultura e da Tecnologia, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, que teve o ex-ministro na curadoria, e o II Fórum da Cultura Digital Brasileira, que começa nesta segunda, 15, e vai até o próximo dia 17, ambos na Cinemateca Brasileira.

E a fala de Gil não foi mero truque retórico para agradar a plateia já entregue naquele momento, à sua presença magnetizante. Extraído do título de uma canção do eterno porta-bandeira do movimento Tropicália feita em 1969, "futurível" é a junção das palavras "futuro" e "possível", neologismo que se transformou em espetáculo músico-visual para um Auditório Ibirapuera abarrotado, privilegiado em presenciar um momento de convergência de expressões artísticas, gerações e gêneros musicais distintos. No evento, roteirizado para não ter interrupções, e tendo Gil como ponto de intersecção, os personagens da noite iam entrando e saindo do palco sem dar brecha para qualquer leve dispersão - e as imagens projetadas pelo VJ Scan, misturando flashes de manifestações culturais com outras captadas no momento, foram importantes neste propósito.

DJ Tudo, codinome usado pelo músico e produtor Alfredo Bello, e Sua Gente de Todo Lugar abriram os trabalhos mostrando a sua eficaz apropriação (no bom sentido) de ritmos regionais como maracatu ("Sou Massapé"), baião ("Baião Antigo") e repente ("Quero Bater no Pandeiro"). Em "Chiclete com Banana" aconteceu a primeira aparição de Gil na noite. Acompanhado de seu filho Bem Gil no pandeiro e da Banda de Pife Princesa do Agreste, vinda de Caruaru (Pernambuco), o baiano arrancou aplausos com uma sambadinha meio desajeitada. Sem a música cessar, todos saíram deixando apenas a banda de pife no palco. Vestidos à caráter (com direito a chapelão de cangaceiro no cocuruto), os integrantes transcenderam a figuração e ganharam aplausos vigorosos ao fim de suas músicas, sempre anunciadas com causos engraçados sobre as circunstâncias que as influenciaram.

O power trio instrumental Macaco Bong entrou discretamente e disparou os primeiros acordes de "Fuck You Lady" antes mesmo dos simpáticos senhores pernambucanos seguirem o caminho das coxias. Mas o momento mais aguardado era saber como ficaram os novos arranjos elaborados pelos cuiabanos para clássicos de Gil, que seriam executados ali com a luxuosa presença do autor. "Aquele Abraço" e "Cérebro Eletrônico" tiveram a espinha dorsal quebrada e ganharam melodias conduzidas por uma tensão provocada pelas linhas de baixo e bateria, impelindo Gil a cantar com agressividade. "Bat Macumba" foi levada em boa parte pelas palmas da plateia, com breve intervenção dos meninos do Macaco "Bongo", como Gil teimava em chamá-los. O suingue apareceu brevemente em "Vitrines", e foi quebrado com a frieza criada em "O Canto da Ema" e "Omã Iaô", com Bruno Kayapy criando uma parede de guitarra dissonante. A desconstrução de "Palco" foi a mais radical, sendo percebida apenas pela indefectível letra, quase falada por Gil em meio a ataques rasantes proporcionados pelo trompetista e saxofonista do DJ Tudo. No final todos retornaram ao palco para tocar novamente "Baque Forte" e a noite terminou com o público seguindo a banda de pife numa marcha festiva até o saguão de entrada do auditório.