Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Estúdios Abbey Road estão à venda

Devido a problemas financeiros, gravadora EMI quer se desfazer dos locais onde os Beatles gravaram boa parte de sua discografia

Da redação Publicado em 20/02/2010, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Os estúdios localizados na rua Abbey Road, na Inglaterra, foram colocados à venda, informou nesta terça-feira, 16, o jornal britânico Financial Times. A gravadora EMI decidiu se desfazer das propriedades, nas quais os Beatles gravaram seus maiores sucessos, por conta de problemas financeiros.

De acordo com o jornal, a venda dos estúdios pode trazer "dezenas de milhares de libras", e a EMI já estaria em contato com cinco possíveis compradores. Os responsáveis pela gravadora não quiseram se pronunciar.

Além da crise mundial das gravadoras, desde 2007, quando foi adquirida pela empresa de capital privado Terra Firma Capital Partners por £ 2,4 bilhões, a EMI tem enfrentado problemas financeiros. Para completar, vários artistas da companhia, como Radiohead e Rolling Stones, a abandonaram nos últimos três anos.

Semana passada, a divulgação de um relatório de auditoria revelou que a Terra Firma necessita de uma grande soma em dinheiro antes de junho para poder pagar um empréstimo ao Citigroup Inc. para manter-se ativa. O valor poderia superar US$ 165 milhões. Se não reunir os fundos, a Citigroup poderá embargar a EMI, causando a quebra, ou a venda, da empresa.

A gravadora comprou o prédio situado no número 3 da Abbey Road, no noroeste de Londres, em 1929, por £ 100 mil. O local ficou conhecido no mundo inteiro graças aos Beatles. A banda inglesa gravou quase todos os álbuns no estúdio, desde 1962 até o lançamento de Abbey Road (1969. A capa do disco, uma das mais icônicas do mundo da música, mostra os quatro músicos passando pela faixa de pedestres da rua.