Exclusivo: assista ao clipe da versão estendida de Robin Gibb para “I Am the World”, do Bee Gees

Faixa faz parte da coletânea 50 St. Catherine’s Drive, lançada esta semana

Redação Publicado em 01/10/2014, às 16h43 - Atualizado às 18h10

O cantor Robin Gibb

Ver Galeria
(2 imagens)

Entre 2005 e 2008, poucos anos antes de um câncer tirar a vida dele, o ex-Bee Gees Robin Gibb retornou ao estúdio para gravar o que seria um último disco amplamente autobiográfico. Agora, a esposa de Gibb, Dwina, e o filho, R.J., estão lançando o melhor daquelas sessões – e algumas demos gravadas até meados de julho de 2011 – em 50 St. Catherine’s Drive, disponível no Brasil pela Warner Music.

Robin Gibb: relembre a voz do integrante dos Bee Gees.

No player abaixo, assista com exclusividade na Rolling Stone Brasil à um videoclipe reunindo imagens de Gibb para a nova versão solo de “I Am the World”, faixa lançada pelo Bee Gees em 1966 – originalmente um lado B de “Spicks and Specks” –, que aparece como quinta faixa de 50 St. Catherine’s Drive.

“Ele sempre teve muito afeto por essa canção e decidiu gravar uma versão para o álbum”, disse Dwina Gibb, em entrevista recente à Rolling Stone EUA. “No estúdio, Robin e [o produtor] Peter-John Vettese adicionaram arranjos, então ela se tornou uma versão estendida da original. Robin amava brincar com as palavras, como nesta música e também em ‘Holiday’, da mesma época, na qual ele canta: ‘You are a holiday’”.

Mais sobre 50 St. Catherine’s Drive

A coletânea possui título em homenagem ao endereço da casa na qual Gibb nasceu, em Ilha de Man, no Reino Unido, em 1949, e que está à venda desde a última segunda, 29 de setembro. Todas as 17 músicas de 50 St. Catherine’s Drive foram escritas por Robin ou em parceria entre ele e o filho R.J. Uma das faixas inéditas é “Sydney” – que fecha a compilação –, a última escrita e gravada por Gibb.

Viúva de Robin Gibb fala sobre os últimos momentos do marido.

A ideia do músico era conseguir gravar a música completa com o irmão dele, Barry, mas as complicações de saúde o impediram de concretizar o plano. “Ele chorou quando a escreveu”, disse recentemente a viúva Dwina à BBC News. “Este fragmento de música é pungente, melancólico, bonito e inacabado”. “Ele sentia saudade do irmão gêmeo Maurice, que havia morrido, mas quando ele fechava os olhos, os três jovens irmãos estavam de volta a Sidnei, na Austrália, juntos e felizes, com seus sonhos e esperanças para o futuro. As criações futuras deles afetariam o mundo todo”, acrescentou Dwina.

Robin Gibb morreu em maio de 2012 após anos de luta contra um câncer no cólon e no fígado. Ele tinha 62 anos de idade.

Tracklist de 50 St. Catherine’s Drive

1 – “Days Of Wine & Roses”

2 – “Instant Love”

3 – “Alan Freeman Days”

4 – “Wherever You Go”

5 – “I Am The World” (nova versão)

6 – “Mother Of Love”

7 – “Anniversary”

8 – “Sorry”

9 – “Cherish”

10 – “Don’t Cry Alone”

11 – “Avalanche”

12 – “One way Love”

13 – “Broken Wings”

14 – “Sanctuary”

15 – “Solid”

16 – “All We Have Is Now”

17 – “Sydney”