Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Família de Michael Jackson encerra homenagem em Los Angeles

Após apresentação coletiva de “We Are The World” e “Heal the World”, irmãos do astro fazem discurso final; Paris, filha do cantor, chorou ao microfone

Da redação Publicado em 08/07/2009, às 01h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Smokey Robinson abriu a cerimônia de homenagem a Michael Jackson com leitura de textos de Diana Ross e Nelson Mandela - AP
Smokey Robinson abriu a cerimônia de homenagem a Michael Jackson com leitura de textos de Diana Ross e Nelson Mandela - AP

Martin Luther King III e Bernice King, filhos de Martin Luther King e, assim, como o pai, defensores dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, se uniram à despedida a Michael Jackson, no Staples Center, em Los Angeles, nesta terça, 7. O discurso foi seguido pela congressista Sheila Jackson-Lee, do Estado do Texas. A representante mostrou publicamente a Resolução 600, aprovada pelo governo norte-americano, que reconhece Michael Jackson como ícone da música, lenda e filantropo.

Usher marcou sua participação no evento com "Gone Too Soon", de Dangerous, cantando ao lado do caixão do ídolo. Ao final da apresentação, foi exibido um vídeo para representar o começo da carreira de Michael, ao lado dos quatro irmãos que formavam o Jackson 5. Em seguida, Smokey Robinson voltou ao palco (ele abriu a cerimônia) e exaltou o talento do Rei do Pop.

Shaheen Jafargholi, de 12 anos, ex-concorrente do programa Britain's Got Talent, cantou "Who's Lovin' You". O jovem cantor foi seguido pelo discurso de Kenny Ortega, diretor da temporada de 50 shows (a This Is It) que Michael Jackson faria em Londres.

O memorial contou, por fim, com diversos cantores de apoio do cantor apresentando "We Are The World", com a família Jackson, Lionel Richie (que escreveu a melodia da música; Michael escreveu a letra) e outros convidados no palco. A canção foi emendada com "Heal the World", que finalizou o show.

Pouco antes do final, os irmãos de Michael se juntaram ao redor do microfone. Jermaine e Marlon falaram à plateia em nome da família (o segundo, se emocionou ao pedir que Michael desse "um abraço" no irmão Brandon - gêmeo de Marlon -, que morreu ao nascer). Quebrando o protocolo do evento, a filha do meio do Rei do Pop, Paris Michael Katherine Jackson, de 11 anos, também pronunciou algumas palavras sobre o pai ("desde que nasci, ele foi o melhor pai que vocês podem imaginar").

Após a saída de todos, um feixe de luz era a única imagem que se tinha no palco, enquanto o caixão com o corpo deixava o recinto. Por fim, o Pastor Lucious Smith fez uma benção com a frase "Estou vivo e estou aqui para sempre", de Michael Jackson, no telão ao fundo.

Abaixo, assista ao pronunciamento de Jermaine e Marlon:

Estrelas

Smokey Robinson abriu a cerimônia de homenagem a Michael. O cantor, ex-integrante do quarteto vocal The Miracles (o primeiro a assinar com a gravadora Motown, que lançou discos do Jackson 5), leu um discurso em homenagem, com textos de Diana Ross (a cantora fica com a guarda dos três filhos de Michael, caso a mãe do astro, Katherine Jackson, não possa assumir a posição) e Nelson Mandela. Depois da apresentação de um coral, Mariah Carey subiu ao palco ao lado de Trey Lorenz. A dupla apresentou versão de "I'll be There".

A atriz e cantora Queen Latifah recitou um poema de Maya Angelou, escrito para Michael Jackson, intitulado We Had Him. A artista logo foi sucedida por uma apresentação de Lionel Richie,com "Jesus Is Love", gravada pelo grupo Commodores, do qual foi integrante.

Berry Gordy, fundador da Motown, foi o próximo da lista de homenagens. Ele lembrou de momentos com o astro e elogiou o trabalho do cantor. "Michael era melhor que as outras pessoas que inspiraram minha carreira. Michael, obrigado pela felicidade e pelo amor. Você vai viver em meu coração para sempre. Eu te amo."

Em seguida, o público assistiu a um vídeo com imagens de diversos clipes, embalados por hits como "Bad" e "You Are Not Alone". Após a exibição no telão, Stevie Wonder surgiu diante do público de mais de 11 mil pessoas no Staples Center (foram distribuídas 11 mil entradas para o público em geral, fora convidados; 7,5 mil ingressos foram sorteados para o espaço vizinho Nokia Theatre, de onde o evento foi exibido em um telão). O cantor fez um pequeno pronunciamento e apresentou "Never Dreamed You'd Leave in Summer", emendada com "They Won't Go When I Go", de 1974.

Conforme programado, os astros do basquete norte-americano Magic Johnson e Kobe Bryant (jogador do Los Angeles Lakers) se uniram para falar de suas próprias experiências com Michael Jackson. Ambos lembraram também das ações filantrópicas do cantor e apontaram que foi ele quem abriu as portas para os afroamericanos.

Na sequência, a cantora Jennifer Hudson, grávida, foi para baixo dos holofotes e apresentou uma versão para "Will You Be There", do disco Dangerous, de 1991. O reverendo Al Sharpton também fez seu pronunciamento sobre o popstar.

John Mayer trocou a voz pela guitarra e mostrou o lado instrumental para "Human Nature", faixa de Thriller. Em seguida, foi a vez de a atriz Brooke Shields, ex-namorada e amiga de Michael, falar sobre sua relação com o cantor. "Não gravamos músicas, nem nos apresentamos no mesmo palco, mas rimos juntos", disse, emocionada. A artista leu ainda uma passagem do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry.

E contou: "A música favorita de Michael não era uma de suas obras-primas, mas uma do filme Tempos Modernos, escrita por Charles Chaplin, chamada 'Smile'". Essa foi a deixa para Jermaine Jackson, irmão mais velho do astro, aparecer no palco e começar a cantar a música (Michael gravou a faixa - com letra de John Turner e Geoffrey Parsons - no disco HIStory).