Fitas com gravações nunca ouvidas do Led Zeppelin vão a leilão nos EUA

Registros captam os ensaios da fase de composição do álbum duplo Physical Graffiti, de 1975

Rolling Stone EUA Publicado em 28/02/2014, às 17h31 - Atualizado às 19h48

(A partir da esq.) Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham, em uma das primeiras fotos promocionais do Led Zeppelin;
GAB ARCHIVE/REDFERNS/GETTYIMAGES

Gravações que o Led Zeppelin fez enquanto estava na fase de composição do álbum duplo Physical Graffiti, de 1975, estarão disponíveis para venda em um leilão no mês que vem. A casa de leilões RR Auctions, da cidade norte-americana de Amherst, estado de New Hampshire, diz que muitas das canções das fitas diferem estruturalmente das que saíram oficialmente. O grupo regravou as partes de guitarra e voz de várias canções que estão na fita, algumas delas estão sem os vocais, e, em alguns casos, só foi aproveitada a faixa de bateria de John Bonham.

Galeria: As dez maiores lendas do Led Zeppelin: verdades e mentiras.

A banda gravou as músicas no estúdio móvel de Ronnie Lane, que o engenheiro de som Ron Nevison construiu em um trailer. As fitas são parte da coleção de Ron Nevison, da qual também está em leilão mixagens cruas do debute do Bad Company e quatro músicas do álbum de 1973 Eric Clapton’s Rainbow Concert, do Eric Clapton, assim como gravações do The Who, Ozzy Osbourne e Flo & Eddie.

Durante as sessões do Led Zeppelin, Nevison gravou a bateria para “Kashmir”, que era então chamada de “Driving to Kashmir”. O baixista e tecladista John Paul Jones estava atrasado para o ensaio, então o guitarrista e produtor Jimmy Page trabalhou no riff da música com Bonham. Nevison gravou os pratos em um phaser como experimento, Page decidiu que gostou do som e usou isso na versão final. “Driving to Kashmir”, como aparece nessas fitas, é completamente instrumental.

Galeria: Os 10 maiores álbuns duplos de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA

A RR Auction está oferecendo esses pedaços da coleção de Ron Nevison como parte de seu leilão Maravilhas da Música Moderna. Entre os itens que não fazem parte da coleção de Nevison, mas que também serão leiloados, estão um EP britânico Twist and Shout, dos Beatles, que foi produzido na primeira prensagem e assinado; o registro do carro Rolls Royce 1965 de John Lennon, um par de óculos de Lennon que pertenciam ao músico clássico Victor Borge e a capa que Elvis Presley vestiu no especial de TV de 1973 Aloha From Hawaii. O leilão terá início no dia 13 de março e acaba no dia 20 de março.