Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, lançará EP solo

Helen Burns é em sua maioria instrumental e tem pouca semelhança com a música dos Chili Peppers, diz o músico

Redação Publicado em 20/07/2012, às 16h18 - Atualizado às 16h23

Flea
AP

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, acaba de lançar Helen Burns, seu primeiro EP solo. A verba do disco será destinada ao Conservatório de Música Silverlake, uma organização sem fins lucrativos cofundada por ele que ajuda na educação musical de jovens em Los Angeles. O lançamento, que tem seis faixas e conta com participação de Patti Smith, está disponível para download exclusivamente no site do Conservatório, no modelo “pague o quanto quiser”.

Entrevista: Anthony Kieds e Flea falam como superaram as dificuldades da carreira.

“Olá pessoas que gostam do Red Hot Chili Peppers”, escreveu o baixista em um comunicado. “Eu amo muito vocês! Mucho! Só queria dizer para vocês se ligarem sobre o disco Helen Burns, que eu estou colocando no site do Conservatório de Silverlake.”

Em uma série de tuítes, Flea revelou que a maior parte do EP é instrumental, e que ele foi gravado logo após a turnê Stadium Arcadium, do Chili Peppers, que terminou em 26 de agosto de 2007, em Leeds, na Inglaterra.

Em Helen Burns, Flea exerce sua veia de multi-instrumentista: ele tocou baixo, trompete, sintetizadores, bateria eletrônica e piano. O álbum tem pouca semelhança com a música de sua banda mais famosa. “Um aviso: esta não é uma gravação do Red Hot Chili Peppers”, escreveu o músico. “Ele não tem músicas que são como as do Chili Peppers. É um registro em sua maior parte instrumental, estranho e artístico. As músicas são como paisagens sonoras que são muito emocionantes para mim, mas não para todos. Sou apenas eu viajando em casa.”

O formato digital do EP pode ser adquirido aqui. Os fãs também poderão comprar uma edição limitada em vinil 180 gramas assinado pelo próprio Flea, que também inclui um pedaço de uma das cordas de baixo que ele usou na turnê.

Atualmente o Red Hot Chili Peppers está na estrada divulgando o álbum I’m With You (2011), e irá para tocar no Lollapalooza, em Chicago, dia 4 de agosto.